Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1131
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil através do Arco de Maguerez: relato de experiência
Otros títulos : Strategy to promote the development of children’s language through the Maguerez’s Arc: experience report
metadata.dc.creator: Santos, Bruna de Sousa
Silva, Tatiany Cristine
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento de linguagem é um processo complexo e multifatorial que tem sua fase crítica no período pré-escolar, no qual os adultos atuam enquanto mediadores para a comunicação. Sendo assim, é essencial o conhecimento acerca do desenvolvimento típico de linguagem e os sinais de possíveis alterações neste período, além de maneiras de estimular as habilidades comunicativas. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma fonoaudióloga residente acerca da elaboração e implementação de uma estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil no âmbito da atenção primária à saúde (APS). A condução do trabalho se deu através da problematização pelo método do Arco de Maguerez, seguindo as seguintes etapas: observação da realidade, levantamento dos pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação da ação na realidade. Como produto foi elaborado um folder contendo informações sobre o desenvolvimento típico de linguagem, sinais de alteração e orientações de estimulação de linguagem infantil com enfoque nos pais/responsáveis e profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) na qual se conduziu a intervenção. Nesta situação, a utilização do método do Arco de Maguerez mostrou-se bem-sucedida para atenuar os problemas observados na realidade.
Resumen : Language development is a complex and multifactorial process that has its critical phase in the preschool period, when adults act as mediators for communication. Therefore, knowledge about typical language development and signs of possible alterations during this period is essential, as well as ways to stimulate communication skills. This study aims to report the experience of a resident speech therapist regarding the development and implementation of a strategy to promote child language development in the context of primary health care. The work was carried out through problematization using the Maguerez Arc method, following the steps: observation of reality, survey of key points, theorization, solution hypothesis and application of the action in reality. As a product, a folder was created containing information on typical language development, signs of alteration and guidance on child language stimulation, with a focus on parents/guardians and professionals at the Basic Health Unit in which the intervention was conducted. In this situation, the use of the Maguerez’s Arc method proved to be successful in alleviating the problems observed in reality.
Palabras clave : Atenção primária à saúde
Arco de Maguerez
Desenvolvimento infantil
Educação em saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : SANTOS, B. S.; SILVA, T. C. Estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil através do Arco de Maguerez: relato de experiência . Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 3, n. 15, p. 506–518, 2022. DOI: 10.51723/hrj.v3i15.396. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/396. Acesso em: 13 jun. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1131
Fecha de publicación : 10-ene-2022
Aparece en las colecciones: Saúde da Família e Comunidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
demetrio,+396-Texto+do+artigo-1343-1-2-20211205.pdfARTIGO_HRJ_RES_estrategiadepromocaoaodesenvolvimento437,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.