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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O protagonismo na infância: participação no cotidiano de crianças com atraso no desenvolvimento
metadata.dc.creator: Martins, Danyelle Souza
Alves, Caroline de Oliveira
Lourenço, Tatiana Assis Moura
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa discute sobre o protagonismo enquanto envolvimento nas atividades cotidianas de crianças com atraso no desenvolvimento infantil. Destinaram-se como objetivos pesquisar sobre o protagonismo e participação de crianças com atraso no desenvolvimento infantil e entender como se estabelece a relação cuidador-criança no dia a dia e investigar quais os possíveis obstáculos para o envolvimento da criança nas atividades do cotidiano. Esse estudo possuiu caráter qualitativo que utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada a qual foi empregada com 9 cuidadores de crianças atendidas por profissionais do Centro Especializado em Reabilitação II de Taguatinga-DF. Como resultado foi observado que os cuidadores demonstraram, em sua maioria, comprometimento em oportunizar a participação e reconhecer as crianças como protagonistas no cotidiano. No entanto, fatores relacionados ao atraso no desenvolvimento foram apontados como barreiras no desempenho e envolvimento das crianças em atividades do cotidiano como a comunicação, aspectos emocionais e interação social.
Abstract: This research discusses the prontagonism as an involvement in daily activities of children with child-development delay. Itsmain objective is to research about protagonismand participation of children with child-development delay to understand how the child-caretaker relation establishes itself on a daily basis and to investigate what the possible obstacles are for the participation of children in daily activities. This study has a qualitative feature and was made using methods such as the semi structuredinterview, which was used with 9 caretakers of children treated byprofessionals of the Rehabilitation Specialized Center II of Taguatinga-DF. It was verified that the caretakers demonstratedin majority commitment to make participation as an opportunity andto recognize the children as the leadingroles on daily activities. However, issuesrelated to developmental delay were identified as barriers to children's performance and involvement in daily activities such as communication, emotional aspects and social interaction.
Keywords: Infância
Desenvolvimento infantil
Saúde mental
Protagonismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: MARTINS, D. S.; ALVES, C. O.; LOURENÇO, T. A. M.. O protagonismo na infância: participação no cotidiano de crianças com atraso no desenvolvimento. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 3, n. 16, p. 118–137, 2022. DOI: 10.51723/hrj.v3i16.481. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/481. Acesso em: 14 maio. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1090
Issue Date: 12-Jul-2022
Appears in Collections:Saúde Mental

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