Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1009
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: NASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentes
Other Titles: NASF project in schools in facing the teaching-learning difficulties of adolescents
metadata.dc.creator: Ferreira, Marisa de Fatima
Borges, Dayane Santo
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: relatar a experiência de uma residente do programa de Saúde da Família e Comunidade na ação do projeto NASF nas escolas abordando aspectos relativos ao desenvolvimento humano, gestão das emoções, educação sexual, prevenção de ISTs e gravidez na adolescência como ação estratégica de promoção e prevenção de saúde com foco em estudantes adolescentes de duas escolas da região administrativa da Fercal. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência referente à ação realizada pela equipe NASF Caliandra do período de junho à novembro de 2022 por meio de rodas de conversas com estudantes ado-lescentes. Resultados: foram identificados desafios na realização e continuidade da ação no tocante ao fluxo dos adolescentes e a não importância dos mesmos, bem como em relação aos espaços predeterminados e o não envolvimento das escolas. Conclusões: constatou-se importante o fortalecimento de estratégias conjuntas entre saúde e educação para enfrentamento de dificuldades no processo comportamental que influencia no ensino-aprendizagem e/ou no desenvolvimento de habilidades socioemocionais por questões diversas.
Abstract: Objective: to report the experience of a resident of the Family and Community Health program in the action of the NASF project in schools, addressing aspects related to human development, emotion management, sex education, STI prevention and teenage pregnancy as a strategic action to promote and health prevention focused on adolescent students from two schools in the administrative region of Fercal. Method: descriptive study of the experience report type regarding the action carried out by the NASF Caliandra team from June to October 2022 through conversation circles with adolescent students. Results: challenges were identified in carrying out and continuing the action regarding the flow of adolescents and their lack of importance, as well as the predetermined spaces and the non-involvement of one of the schools. Conclusions: it was found important to strengthen joint strategies between health, education to face difficulties in the teaching-learning process and/or in the development of socio-emotional skills for different reasons.
Keywords: Adolescente
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
Comportamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: FERREIRA, M. de F. ; BORGES, D. S. NASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentes. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 5, n. 23, 2024. DOI: 10.51723/hrj.v5i23.759. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/759. Acesso em: 23 abr. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1009
Issue Date: 4-Dec-2023
Appears in Collections:Saúde da Família e Comunidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HRJ+v5n23+NASF.pdfARTIGO_HRJ_RES_nasfnasescolasnoenfrentamentodasdificuldadescomportamentais199,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.