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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Alfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primária
Otros títulos : Functional health literacy in hypertensive elders at primary health care
Alfabetismo funcional en salud en personas hipertensas en la atención primaria
metadata.dc.creator: Costa, Victor Roberto Santos
Costa, Polyana D’arc Rezende
Nakano, Eduardo Yoshio
Apolinário, Daniel
Santana, Alfredo Nicodemos Cruz
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: avaliar a relação entre alfabetismo funcional em saúde inadequado e controle inadequado da pressão arterial em pessoas idosas hipertensas na Atenção Primária. Método: estudo transversal com amostra calculada em 392. Foi usado instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional em saúde; aferida a pressão arterial; coletados dados sociodemográficos e clínicos. Utilizou-se regressão logística hierárquica. Resultados: pressão arterial inadequada(alta) e alfabetismo funcional em saúde inadequado(baixo) estavam presentes em 41,6% e 54,6% das pessoas, respectivamente. Fatores associados com pressão arterial inadequada foram: alfabetismo funcional em saúde inadequado, cor parda-negra, sobrepeso-obesidade, tempo de diagnóstico da hipertensão, não adesão a exercício/dieta, não adesão a tratamento medicamentoso. O nível de escolaridade não teve associação com pressão arterial inadequada. Conclusão: pessoas idosas hipertensas com alfabetismo funcional em saúde inadequado apresentaram mais chance de ter pressão arterial inadequada. Assim, profissionais de saúde precisam valorizar o alfabetismo funcional em saúde como possível componente para controlar a pressão arterial.
Resumen : Objective: to assess the relationship between inadequate functional health literacy and inadequate blood pressure control in older people with hypertension in Primary Health Care. Method: a cross-sectional study with sample calculated at 392. SAHLPA-18 tool was used for functional health literacy; blood pressure was measured; sociodemographic and clinical data were collected. Hierarchical logistic regression was used. Results: (high) inadequate blood pressure and (low) functional inadequate health literacy were present in 41.6% and 54.6% of the people, respectively. Factors associated with inadequate blood pressure were: inadequate functional health literacy, blackbrown skin color, overweight-obesity, hypertension diagnosis time, non-adherence to exercise/diet, drug treatment. Schooling had no association with inadequate blood pressure Conclusion: hypertensive elderly people with inadequate health literacy were more likely to have inadequate blood pressure. Thus, health professionals need to value functional health literacy as a possible component to control blood pressure.
Palabras clave : Alfabetização em saúde
Idoso
Hipertensão
Atenção primária à saúde
Vulnerabilidade em saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Revista Brasileira de Enfermagem
Citación : COSTA, V.R.S.; COSTA, P.D.R.; NAKANO, E.Y.; APOLINARIO, D.; SANTANA, A.N.C. Alfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primária. Rev Bras Enferm; v.72, Suppl. 2, p.266-73, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v72s2/pt_0034-7167-reben-72-s2-0266.pdf. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897. Acesso em 19 dez. 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/81
Fecha de publicación : 29-ene-2019
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