Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/69
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : VitalUNO - jogo de cartas para o ensino dos sinais vitais no curso de graduação em saúde
metadata.dc.creator: Pereira, Polyana Martins Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Creto Valdivino e
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Desenvolver um jogo de cartas, para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem dos sinais vitais, nos cursos de graduação em saúde. Método: estudo exploratório, do tipo descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com a participação de 39 discentes do curso de graduação em enfermagem de uma faculdade de referência. A analise foi realizada por medida de frequência simples, utilizado o Microsoft Office 2013, e apresentados na forma de texto, tabelas e gráficos. Resultados: os estudantes avaliaram a aplicação do jogo como satisfatória, descontraída, às vezes tensa, regras claras e de grande relevância para o processo de ensino e aprendizado dos sinais vitais. Considerações finais: este estudo possibilitou a inserção do lúdico como ferramenta de ensino nos cursos de graduação de ensino superior, utilizando o jogo como estratégia para abordar o ensino dos sinais vitais com os estudantes.
Resumen : Objective: Develop a card game, to be used in the teaching and learning process of vital signs, in undergraduate health courses. Method: exploratory study, descriptive type, with quantitative approach. The data were analyzed by means of the questionnaire with the participation of 39 students from the undergraduate nursing course of a reference faculty. The analysis was performed by simple frequency measure, used in Microsoft Office 2013, and reports in the form of text, graphics and graphs. Results: the students evaluated satisfaction, relax, sometimes tense, and of great relevance to the process of teaching and learning vital signs. Final considerations: this study allowed the insertion of play as a form of teaching in higher education, using the game as a strategy to approach the teaching of vital signs with students.
Palabras clave : Jogos e brinquedos
Metodologia
Educação em saúde
Educação superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Coordenação do Curso de Enfermagem
Citación : PEREIRA, Polyana Martins Santos. VitalUNO - jogo de cartas para o ensino dos sinais vitais no curso de graduação em saúde. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Coordenação do Curso de Enfermagem, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/69
Fecha de publicación : 31-oct-2018
Aparece en las colecciones: TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Polyana Martins Santos Pereira.pdfPOLYANA PEREIRA - ENF ESCS1,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.