Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/146
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Otros títulos : Pedagogical training of undergraduate nursing teachers: integrative literature review
metadata.dc.creator: Menezes, Kátia Rodrigues
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Descrever como ocorre o processo da formação pedagógica de professores que atuam nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2016, seguindo o modelo PVO (Participantes, Variáveis e Outcomes - desfechos). A busca aconteceu na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF utilizando os descritores “Docente”, “Enfermagem” e “Capacitação” e a palavra chave “Formação”. Resultados: Foram selecionados 31 artigos, predominantemente escritos em inglês (93,5%), 6,5% escritos em português e nenhum em espanhol. Quanto à modalidade de formação, 74,2% (n= 23) abordavam a formação em serviço dos docentes; 22,58% (n= 07) tratavam da formação inicial e 3,22% (n= 01) referia‑se às duas modalidades. Conclusão: A formação em serviço se destaca utilizando estratégias que podem se tornar eficazes na medida em que se desenvolvem no mundo do trabalho, podendo gerar aprendizagem significativa e reflexão sobre a práxis docente.
Resumen : Objective: To describe how the process of pedagogical training of teachers working in undergraduate nursing courses occurs. Method: Integrative literature review from 2005 to 2016, following the PVO model (Participants, Variables and Outcomes ‑ outcomes). The search took place in the Virtual Health Library in databases: LILACS, MEDLINE and BDENF using the keywords “Teacher”, “Nursing” and “Training” and the key word “Training”. Results: 31 articles were selected, predominantly written in English (93.5%), 6.5% written in Portuguese and none in Spanish. Regarding the training modality, 74.2% (n = 23) addressed the in‑service training of teachers; 22.58% (n = 07) treated the initial training and 3.22% (n = 01) referred to the two modalities.Conclusion: The in‑service training stands using strategies that can become effective to the extent that they develop in the workplace and can generate meaningful learning and reflection on teaching practice.
Palabras clave : Enfermagem
Docentes de enfermagem
Educação
Educação continuada em enfermagem
Capacitação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Com. Ciências Saúde. v.29, n.4, p.243‑254. 2018. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/336. Acesso em: 8 jul. 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/146
Fecha de publicación : 24-jul-2019
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
336-Texto do artigo (sem nome dos autores e vinculação institucional)-1693-1-10-20191223.pdfARTIGO_formacaopedagogica361,22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.