Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/744
metadata.dc.type: Dissertação
Título : “Design sprint” como ferramenta de apoio no planejamento de projetos pedagógicos e de intervenções em saúde
metadata.dc.creator: Marques, Luisa Portugal
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Fabio Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor2: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Gottems, Leila Bernarda Donato
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Felipe de Oliveira Lopes
metadata.dc.contributor.referee3: Godim, Maria de Fátima de Novais
metadata.dc.description.resumo: Introdução: O planejamento estratégico é uma ferramenta que deve ser contínua em qualquer ambiente, tanto o empresarial, como em instituições governamentais, no Sistema Único de Saúde e também dentro de programas de residência médica. O design sprint (DS), sendo uma metodologia para prototipação e teste de projetos a partir de ideias inovadoras, entra como parte de um planejamento estratégico e como uma ferramenta de apoio para reestruturação de projetos pedagógicos e de intervenção em saúde. O DS é eficiente, tem estratégia e tem ação, ocorre em curtos períodos de tempo e sem comprometer o andamento das atividades e do serviço. Objetivos: Avaliar o DS como uma ferramenta de apoio aos planejamentos educacionais de um programa de residência médica e de projetos de intervenção em saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Metodologia: Foram aplicados testes antes e depois das oficinas de DS, além da coleta de feedback e de entrevistas estruturadas. Conclusão: Apesar das adaptações ao método de DS realizado, os resultados foram importantes e demonstraram boa aplicabilidade. A percepção das pessoas que compuseram a amostra foi de que a ferramenta proporcionou ganhos para o serviço e também pessoais. Além disso, os participantes viram a ferramenta como uma estratégia inclusiva, o que faz com que todos tenham espaço de fala e um processo de criação em equipe, reforçando um sentimento de cooperação e cocriação. Os aspectos que seguiram fielmente o passo a passo do método desenvolvido pelo Google Ventures, na figura de Jake Knapp, foram muito ressaltados, como a ambiência, a programação, o respeito ao tempo, a facilitação e organização do DS, além da participação de especialistas para compor e agregar ao grupo. Por fim, é necessário que se façam mais atividades e estudos como este, em diferentes circunstâncias para se alcançar possibilidades de adaptação do método, que tem algumas exigências que dificultam sua realização.
Resumen : Introduction: Strategic planning is a process that must be continuous in any environmnet, whether in business, government institutions, Unified Health System and medical residency programs. Design sprint, being a methodology for prototyping and testing projects based on innovative ideas, comes as a part of a strategic planning and support tool for the restructuring of pedagogical projects and for the creation of health intervention projects. In addition, Design sprint is efficient, has strategy and action, runs over short periods of time and without compromising the progress of activities and service. Objectives: To evaluate the project as a tool to support the educational planning of a medical residency program and health intervention projects in a basic health unit. Method: Tests were applied before and after DS workshops, as well as feedback collection and structured interviews. Conclusion: Despite the adjustments made in the performed design sprint method, the results were important and demonstrated good applicability. In addition, participants saw the tool as an inclusive strategy, which gives everyone space for speech and a team building process, reinforcing a sense of cooperation and co-creation. The aspects that have faithfully followed all the steps of the methodology developed by Google Ventures, through Jake Knapp, were very emphasized, such as the ambience, programming, attention to time, facilitation and organization of DS, as well as the participation of experts to compose and add to the group. Finally, more activities like this one are needed, under different circumstances, to reach the possibilities of adapting the method, which has some requirements that hinders its execution.
Palabras clave : Educação continuada
Planejamento estratégico
Projeto pedagógico
Intervenção em saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Coordenação do Curso de Medicina
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família e Comunidade – PROFSAÚDE
Citación : MARQUES, Luisa Portugal. “Design sprint” como ferramenta de apoio no planejamento de projetos pedagógicos e de intervenções em saúde. 2019. 134 p. Dissertação (Mestrado - Profissional em Saúde da Família – (PROFSAÚDE) e apresentado ao Programa de Pós-graduação em rede Saúde da Família, Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/744
Fecha de publicación : 28-ago-2019
Aparece en las colecciones: Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luisa_Portugal_Marques.pdf
  Restricted Access
DISSERTACAO_ESCS_MP_designsprintcomoferramentadeapoio3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.