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metadata.dc.type: Módulo
Title: Manifestações externas das doenças e iatrogenias: manual do estudante: módulo 406
Other Titles: Módulo 406: manifestações externas das doenças e iatrogenias: manual do estudante
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: A pele é o maior órgão do corpo humano e, por esse motivo, a frequência com que é acometida por disfunções é maior do que a de qualquer outro órgão. Em nosso país, de 10 a 15% das consultas em atenção primária têm como causa uma alteração dermatológica. Entretanto, esse percentual pode ser maior, uma vez que, entre a população menos favorecida, as queixas inestéticas são pouco valorizadas. Dessa forma, diversos indivíduos podem estar vivendo com dermatoses porque não foram adequadamente avaliados no primeiro atendimento médico, ou porque não estão cientes que o seu problema pode ter tratamento, ou porque não se consideram portadores de uma doença de pele. Por esse motivo, durante a quarta série será enfatizada a necessidade do exame dermatológico de rotina. Com efeito, aproximadamente 75% dos pacientes que comparecem aos diversos serviços de atendimento geral com queixas diversas possuem alguma alteração dermatológica quando examinados de forma apropriada. Por esses motivos, qualquer médico deve estar preparado para reconhecer as alterações cutâneas mais comuns. A dimensão psicossocial terá enfoque importante no presente módulo uma vez que a influência do estresse sobre o desenvolvimento e manutenção das dermatoses já foi bem documentada. Nos últimos 20 anos, a prevalência de atopias tem aumentado. A preocupação excessiva com a assepsia e a antissepsia evita que a criança entre em contato com micobactérias saprófitas, responsáveis pelo estímulo antigênico necessário ao desenvolvimento de um sistema imunitário normal. No mesmo período, houve diminuição da idade de aparecimento das neoplasias cutâneas e aumento da sua prevalência. Esse fato pode ser devido tanto ao aumento da expectativa de vida quanto ao aumento da exposição solar sem o uso de fotoprotetores adequados, associado à redução da camada de ozônio da atmosfera terrestre. Teremos um mutirão de câncer pele, durante o qual o estudante da quarta série terá contato direto com essa realidade. A palavra iatrogenia significa “aquilo que advém da ação do médico”. Dessa forma, para minimizar essas lesões, é necessário conhecer a posologia, efeitos colaterais, contraindicações e interações medicamentosas dos medicamentos mais frequentes da prática diária. No presente módulo, todos esses itens serão abordados repetidamente e cobrados no EAC e nas demais recuperações. O estudante da quarta série terá oportunidade de entrar em contato com novos conhecimentos de farmacologia, consciente que deverá ampliar esse conhecimento por toda a vida, qualquer que seja a área que escolha para exercer a sua atividade médica. Como o paciente com manifestações externas das doenças e iatrogenias não comparece à consulta médica já informando a sua doença e sim relatando sinais e sintomas, os problemas vão abordar lesões elementares da pele, sintomatologias mais frequentes e/ou doenças com substrato comum. A partir desses dados, o estudante será convidado a: descrever o exame físico; integrar as informações da história e do exame físico com conhecimentos prévios; sugerir hipóteses diagnósticas plausíveis e aplicáveis aos pacientes dos problemas; formular plano diagnóstico quando indicado e, finalmente, propor a terapêutica de acordo com a realidade dos pacientes. O tratamento deve ser feito com o intuito de reverter as alterações fisiopatogênicas que, por sua vez, levaram aos sinais e sintomas que fizeram o paciente vir à consulta médica. Entretanto, a escolha dos medicamentos deve ser cuidadosa, para evitar a iatrogenia. Essa é a essência do módulo 406 e deverá ser praticada na abertura e no fechamento dos problemas.
Keywords: Dermatologia
Iatrogenia
Lesão
Diagnóstico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Desordens nutricionais e metabólicas: módulo 404: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2010. 25 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/531
Issue Date: Feb-2010
Appears in Collections:Módulos 2006 - 2010

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