Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1068
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O uso do mapa conceitual no aprendizado em saúde pelas residências multiprofissionais: revisão sistemática
Other Titles: The use of the concept map in health learning by multiprofessional residencies: systematic review
metadata.dc.creator: Abreu, Ludmilla Pinto Guiotti Cintra
Carmo, Dayanne Gomes Santos do
Mello, Vanessa Teles Felinto
Menezes, Caroline Soares
Silva, Janice Cardoso
Modesto, Guilherme Pacheco
Luz, Glécia Virgolino da Silva
metadata.dc.description.resumo: As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) propõem a formação profissional proativa, autônoma e com implementações positivas na assistência. O Mapa Conceitual (MC) promove a aprendizagem significativa relacionando conceitos abrangentes e seletivos, facilitando a sequenciação hierarquizada dos conteúdos, e oferecendo estímulos adequados. Portanto o objetivo desta Revisão Sistemática (RS) é analisar se o MC favorece o aprendizado significativo nas RMS. Metodologia: RS delineada com PRISMA P-2015, aceita no PROSPERO, estrutu-rada com estudos dos últimos 5 anos, das bases: CINAHL, LILACS, EMBASE, Web Of Science, SCOPUS, PubMed/MEDLINE, SciELO, BVS, EPOC, EDUC@, Edubase, OECDEducation, ERIC, PSYCINFO e GOOGLE SCHOLAR. Resultados: foram 12 estudos elegíveis, 75% observacionais, 80% favoráveis ao MC como estratégia de aprendizagem, 50% para reflexão/pensamento crítico, e 67% conduzidos no ensino superior. O GRADE aponta forte recomendação em 50% dos desfechos analisados. Conclusão: o MC favorece a aprendizagem significativa em saúde e o processo avaliativo, estimulando proatividade, autonomia e o pensamento crítico.
Abstract: The Multiprofessional Health Residences (MHR) propose proactive, autonomous professional training with positive implementations in assistance. The Concept Map (CM) promotes meaningful learning by relating com-prehensive and selective concepts, facilitating the hierarchical sequencing of content, and offering appropriate stimuli. Therefore, the aim of this Systematic Review (SR) is to analyze whether the MC promotes meaningful learning in the RMS. Methodology: SR outlined with PRISMA P-2015, accepted in PROSPERO, structured with articles from the last 5 years, from the following databases: CINAHL, LILACS, EMBASE, Web Of Science, SCOPUS, PubMed/MEDLINE, SciELO, BVS, EPOC, EDUC@, Edubase, OECDEducation, ERIC, PSYCINFO and GOOGLE SCHOLAR. Results: there were 12 eligible articles, 75% observational, 80% favoring MC as a lear-ning strategy, 50% for reflection/critical thinking, and 67% conducted in higher education. The GRADE showed strong recommendation in 50% of the analyzed outcomes. Conclusion: the CM favors meaningful learning in health and the evaluative process, stimulating proactivity, autonomy, and critical thinking.
Keywords: Mapa conceitual
Aprendizagem em saúde
Residência multiprofissional
Educação em saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ABREU, L. P. G. C.; CARMO, D. G. S.; MELLO, V. T. F.; MENEZES, C.S .; SILVA, J. C.; MODESTO, G. P.; VIRGOLINO DA SILVA LUZ, G. . O uso do Mapa Conceitual no aprendizado em saúde pelas Residências Multiprofissionais: revisão sistemática . Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 4, n. 18, 2023. DOI: 10.51723/hrj.v4i18.771. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/771. Acesso em: 8 maio. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1068
Issue Date: 18-Jan-2023
Appears in Collections:Educação em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O+Uso+do+Mapa+Conceitual+no+aprendizado+em+saúde+pelas+Residências+Multiprofissionais.pdfARTIGO_HRJ_RES_ousodomapaconceitual678,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.