Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1023
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Educação permanente em feridas e curativos para as equipes de enfermagem em Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal
Otros títulos : Continuing education in wound care for nursing teams in Basic Health Units of the Federal District
metadata.dc.creator: Antunes, Ana Júlia Fernandes
Mascarenhas, Camila Soraya Cassiano Alves
Barbosa, Silene Ribeiro Miranda
Alencar, Stephanie Guedes
Silva, Tatiany Cristine
metadata.dc.description.resumo: As feridas são um dos problemas na saúde pública, tendo implicações importantes se não houver o tratamento adequado, por isso, a importância do tema para a organização dos serviços e atualização dos profissionais. O presente estudo teve como objetivo realizar uma Educação Permanente em Saúde (EPS) sobre feridas e curativos para a equipe de Enfermagem de uma Gerência de Serviços da Atenção Primária (GSAP) do Distrito Federal (DF). Trata-se de um estudo interventivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado a partir de formulário inicial, contendo perguntas sobre feridas e curativos, para avaliar o nível de conhecimento específico na área. Após a análise dos formulários, foi preparada a atualização voltada aos conteúdos nos quais os profissionais tiveram mais dificuldades. Concluindo a EPS, foi fornecido um formulário para identificar o ganho de conhecimento. Os resultados da EPS foram considerados positivos, pois houve um ganho de conhecimento das profissionais, além da melhora do atendimento aos usuários, da evolução das feridas através da decisão correta das coberturas que se deve utilizar em cada caso e da técnica correta do procedimento do curativo. As informações aqui geradas irão subsidiar os gestores e enfermeiros para compreenderem a importância do incentivo da realização da educação permanente com a equipe de enfermagem.
Resumen : Wounds are one of the issues in public health, with significant implications if proper treatment is not provided. Therefore, the importance of the topic for the organization of services and the on going education of professionals is crucial. This study aimed to carry out Continuing Health Education (CHE) on wounds and dressings for the Nursing team of a Primary Care Service Management (PCSM) Wounds are one of the issues in public health, with significant implications if proper treatment is not provided. Therefore, the importance of the topic for the organization of services and the on going education of professionals is crucial. This study aimed to carry out Continuing Health Education (CHE) on wounds and dressings for the Nursing team of a Primary Care Service Management (PCSM)in the Federal District (DF). This was na interventional, cross-sectional study with a quantitative approach, conducted through an initial questionnaire containing questions about wounds and dressings to assess the specific knowledge level in the area. After the analysis of the questionnaires, an update was prepared focusing on the content in which professionals faced the most difficulties. Upon concluding the CHE, a questionnaire was provided to identify the knowledge gain. The results of the CHE were considered positive because there was an increase in knowledge among the professionals. This improvement led to better patient care, wound healing progression through the correct choice of dressings for each case, and the proper technique for dressing changes. The information generated here will support managers and nurses in understanding the importance of promoting on going education for the nursing team.
Palabras clave : Educação permanente
Ferimentos e lesões
Prática profissional
Equipe de enfermagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : ANTUNES, A. J. F..; MASCARENHAS, C. S. C. A..; BARBOSA, S. R. M..; ALENCAR, S. G.; SILVA, T. C. Educação permanente em feridas e curativos para as equipes de enfermagem em Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 4, n. 21, 2023. DOI: 10.51723/hrj.v4i21.956. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/956. Acesso em: 24 abr. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1023
Fecha de publicación : 30-nov-2023
Aparece en las colecciones: Saúde Mental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HRJ_v4n21_07_Educacao-permanente-em-feridas-e-curativos_01 (1).pdfARTIGO_HRJ_RES_educacaopermanente206,21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.