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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Victor Roberto Santos-
dc.creatorCosta, Polyana D’arc Rezende-
dc.creatorNakano, Eduardo Yoshio-
dc.creatorApolinário, Daniel-
dc.creatorSantana, Alfredo Nicodemos Cruz-
dc.date.accessioned2019-12-19T18:44:22Z-
dc.date.available2019-06-09-
dc.date.available2019-12-19T18:44:22Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.citationCOSTA, V.R.S.; COSTA, P.D.R.; NAKANO, E.Y.; APOLINARIO, D.; SANTANA, A.N.C. Alfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primária. Rev Bras Enferm; v.72, Suppl. 2, p.266-73, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v72s2/pt_0034-7167-reben-72-s2-0266.pdf. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897. Acesso em 19 dez. 2019.pt_BR
dc.citation.volume72pt_BR
dc.citation.issuesupl. 2pt_BR
dc.citation.spage278pt_BR
dc.citation.epage285pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/81-
dc.description.abstractObjective: to assess the relationship between inadequate functional health literacy and inadequate blood pressure control in older people with hypertension in Primary Health Care. Method: a cross-sectional study with sample calculated at 392. SAHLPA-18 tool was used for functional health literacy; blood pressure was measured; sociodemographic and clinical data were collected. Hierarchical logistic regression was used. Results: (high) inadequate blood pressure and (low) functional inadequate health literacy were present in 41.6% and 54.6% of the people, respectively. Factors associated with inadequate blood pressure were: inadequate functional health literacy, blackbrown skin color, overweight-obesity, hypertension diagnosis time, non-adherence to exercise/diet, drug treatment. Schooling had no association with inadequate blood pressure Conclusion: hypertensive elderly people with inadequate health literacy were more likely to have inadequate blood pressure. Thus, health professionals need to value functional health literacy as a possible component to control blood pressure.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: avaliar a relação entre alfabetismo funcional em saúde inadequado e controle inadequado da pressão arterial em pessoas idosas hipertensas na Atenção Primária. Método: estudo transversal com amostra calculada em 392. Foi usado instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional em saúde; aferida a pressão arterial; coletados dados sociodemográficos e clínicos. Utilizou-se regressão logística hierárquica. Resultados: pressão arterial inadequada(alta) e alfabetismo funcional em saúde inadequado(baixo) estavam presentes em 41,6% e 54,6% das pessoas, respectivamente. Fatores associados com pressão arterial inadequada foram: alfabetismo funcional em saúde inadequado, cor parda-negra, sobrepeso-obesidade, tempo de diagnóstico da hipertensão, não adesão a exercício/dieta, não adesão a tratamento medicamentoso. O nível de escolaridade não teve associação com pressão arterial inadequada. Conclusão: pessoas idosas hipertensas com alfabetismo funcional em saúde inadequado apresentaram mais chance de ter pressão arterial inadequada. Assim, profissionais de saúde precisam valorizar o alfabetismo funcional em saúde como possível componente para controlar a pressão arterial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização em saúdept_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectHipertensãopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectVulnerabilidade em saúdept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleAlfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primáriapt_BR
dc.title.alternativeFunctional health literacy in hypertensive elders at primary health carept_BR
dc.title.alternativeAlfabetismo funcional en salud en personas hipertensas en la atención primariapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.rights.license(CC BY) Revista Brasileira de Enfermagem is published under the Open Access model and is therefore free for anybody to read and download, and to copy and disseminate for educational purposes.-
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