Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/220
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística: estudo transversal
Título(s) alternativo(s): Perception of nursing students in the realistic simulation environment: cross-sectional study
Autor(es): Vilas-Boas, Thatiane Helen Ferreira
França, Fabiana Cláudia de Vasconcelos
Sant' Ana, Geisa
Melo, Bárbara de Caldas
Melo, Manuela Costa
Moura, Luciana Melo de
Resumo: Objetivo: analisar o processo de ensino e aprendizagem no ambiente de simulação realística. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo com 59 estudantes de graduação em enfermagem. Aplicação de escalas de satisfação dos estudantes no ambiente de simulação realística e questionário de práti‑cas educativas, analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: satisfação dos estudantes com a simulação no cenário de prática, evidenciando aprendizagem significativa e autoconfiança em laboratório de baixa fidedignidade. Conclusão: impacto positivo no ensino baseado em simulação realística, evidenciando a aprendizagem com base na projeção de situações reais.
Abstract: Objective: evaluate the teaching and learning process in a realistic si‑mulation environment. Method: cross‑sectional, descriptive, quantitative study with 59 undergraduate nursing students. Application of student satisfaction scales in a realistic simulation Environment and educational practices questionnaire, analyzed using the descriptive statistics method. Results: student satisfaction with the simulation in the practice scenario, showing significant learning and self‑confidence in a low‑reliability laboratory. Conclusion: positive impact on teaching based on realistic simulation, showing learning based on the projection of real situations.
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: FEPECS
Citação: VILAS-BOAS, T. H. F. et al. Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística: : estudo transversal. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 32, n. 03, 2021. DOI: 10.51723/ccs.v32i03.1028. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1028. Acesso em: 22 jun. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/220
Data do documento: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID+1028+-+FINAL_Percepcao-Estud-Simul-Realistica.pdfARTIGO_percepcaodeestudantesdeenfermagemnoambiente107,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.