Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/217
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Integração ensino-serviço-comunidade na atenção primária à saúde uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Teaching-service-community integration in primary health care: an integrative review
Autor(es): Cardoso, Vanessa Viana
Lisboa, Nayara
Adelino, Bruno Silva
Marques, Igor Rodrigues
Vilas Boas, Isla Ferreira
Xavier, Lorranny Rosa de Jesus
Santos, Roger Willy Ribeiro dos
Ribeiro, Thaynara de Carvalho
Peralba, Marta Pazos
Resumo: Objetivo: identificar a repercussão e desafios da integração ensino‑serviço‑‑comunidade na formação de profissionais e no atendimento às necessidades da população no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Método: revisão integrativa de artigos em português entre janeiro de 2011 e outubro de 2020. Resultados: foram selecionados 27 artigos e o resultado foi categorizado: contribuição da IESC para a formação dos estudantes da área da saúde, influência da IESC no serviço e na comunidade e desafios da IESC nos serviços de saúde. Foi discutida a contratualização dentro da Atenção Primária à Saúde como forma de fortalecer a integração. Conclusão: contratualização entre serviços de saúde e instituições de ensino podem fortalecer a integração ensino‑serviço‑comunidade na Atenção Primária, como já ocorre nos Hospitais de Ensino.
Abstract: Objective: Identify the impact and challenges of the teaching‑service‑community integration in the training of professionals and in meeting the population’s needs in the context of Primary Health Care of Brazil. Method: integrative review of articles in Portuguese between January 2011 and October 2020. Results: 27 articles were selected and the result was categorized: con‑tribution of teaching‑service integration to the education of students, influence of integration in the service and in the community, and challenges of IESC in health services. Contractualization within Primary Health Care was discussed as a way to strengthen integration. Conclusion: contractualization between health services and educatio‑nal institutions can strengthen the teaching‑service‑community integra‑tion in Primary Care, as already occurs in Teaching Hospitals.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Centros de saúde
Hospitais de ensino
Ensino
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: CARDOSO, V. V. et al. Integração ensino-serviço-comunidade na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 32, n. 03, 2021. DOI: 10.51723/ccs.v32i03.963. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/963. Acesso em: 21 jun. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/217
Data do documento: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID+963+-+FINAL_Integ-EnsinoServComunidade.pdfARTIGO_integracaoensinocomunidadenaatencaoprimariaasaude176,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.