Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/146
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Título(s) alternativo(s): Pedagogical training of undergraduate nursing teachers: integrative literature review
Autor(es): Menezes, Kátia Rodrigues
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Resumo: Objetivo: Descrever como ocorre o processo da formação pedagógica de professores que atuam nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2016, seguindo o modelo PVO (Participantes, Variáveis e Outcomes - desfechos). A busca aconteceu na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF utilizando os descritores “Docente”, “Enfermagem” e “Capacitação” e a palavra chave “Formação”. Resultados: Foram selecionados 31 artigos, predominantemente escritos em inglês (93,5%), 6,5% escritos em português e nenhum em espanhol. Quanto à modalidade de formação, 74,2% (n= 23) abordavam a formação em serviço dos docentes; 22,58% (n= 07) tratavam da formação inicial e 3,22% (n= 01) referia‑se às duas modalidades. Conclusão: A formação em serviço se destaca utilizando estratégias que podem se tornar eficazes na medida em que se desenvolvem no mundo do trabalho, podendo gerar aprendizagem significativa e reflexão sobre a práxis docente.
Abstract: Objective: To describe how the process of pedagogical training of teachers working in undergraduate nursing courses occurs. Method: Integrative literature review from 2005 to 2016, following the PVO model (Participants, Variables and Outcomes ‑ outcomes). The search took place in the Virtual Health Library in databases: LILACS, MEDLINE and BDENF using the keywords “Teacher”, “Nursing” and “Training” and the key word “Training”. Results: 31 articles were selected, predominantly written in English (93.5%), 6.5% written in Portuguese and none in Spanish. Regarding the training modality, 74.2% (n = 23) addressed the in‑service training of teachers; 22.58% (n = 07) treated the initial training and 3.22% (n = 01) referred to the two modalities.Conclusion: The in‑service training stands using strategies that can become effective to the extent that they develop in the workplace and can generate meaningful learning and reflection on teaching practice.
Palavras-chave: Enfermagem
Docentes de enfermagem
Educação
Educação continuada em enfermagem
Capacitação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Com. Ciências Saúde. v.29, n.4, p.243‑254. 2018. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/336. Acesso em: 8 jul. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/146
Data do documento: 24-Jul-2019
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
336-Texto do artigo (sem nome dos autores e vinculação institucional)-1693-1-10-20191223.pdfARTIGO_formacaopedagogica361,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.