Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/474
Tipo: Módulo
Título: Interação ensino – serviços – comunidade III
Título(s) alternativo(s): IESC - interação ensino – serviços – comunidade III
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: Na Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um exame das condições de saúde da população local, compreender como os aspectos individuais e coletivos concorrem para a determinação das condições de saúde/doença, levantar junto à comunidade e ao serviço os problemas e estratégias de solução. Nesse percurso utilizaremos a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma sequência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez (Anexo I). A primeira etapa é constituída dos seguintes passos: 1) exame dos relatórios da turma anterior, desde o diagnóstico até o trabalho final, incluindo a intervenção, 2) leitura dos portifólios dos estudantes, sobre as atividades realizadas na área de abrangência nas séries anteriores – 1º e 2º série, 3) construção de um roteiro do grupo sobre as lacunas de conhecimento da realidade local ainda não respondidos pelos documentos acima, 4) aplicação do roteiro. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos postos-chaves junto ao Centro de Saúde e/ou sua área de abrangência. Os pontos chaves são elementos que se associam ao problema que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes farão uma proposta de investigação científica. Na quarta etapa ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, na última, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior.
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Relação médico-paciente
Comunicação em medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2009. 19 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/474
Data do documento: Jan-2009
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IESC III.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicocomunidade3174,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.