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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-06-14T18:36:37Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-14T18:36:37Z-
dc.date.issued2009-01-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2009. 19 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/474-
dc.description.resumoNa Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um exame das condições de saúde da população local, compreender como os aspectos individuais e coletivos concorrem para a determinação das condições de saúde/doença, levantar junto à comunidade e ao serviço os problemas e estratégias de solução. Nesse percurso utilizaremos a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma sequência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez (Anexo I). A primeira etapa é constituída dos seguintes passos: 1) exame dos relatórios da turma anterior, desde o diagnóstico até o trabalho final, incluindo a intervenção, 2) leitura dos portifólios dos estudantes, sobre as atividades realizadas na área de abrangência nas séries anteriores – 1º e 2º série, 3) construção de um roteiro do grupo sobre as lacunas de conhecimento da realidade local ainda não respondidos pelos documentos acima, 4) aplicação do roteiro. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos postos-chaves junto ao Centro de Saúde e/ou sua área de abrangência. Os pontos chaves são elementos que se associam ao problema que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes farão uma proposta de investigação científica. Na quarta etapa ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, na última, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectRelação médico-pacientept_BR
dc.subjectComunicação em medicinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleInteração ensino – serviços – comunidade IIIpt_BR
dc.title.alternativeIESC - interação ensino – serviços – comunidade IIIpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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