Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Ludmilla Pinto Guiotti Cintra-
dc.creatorCarmo, Dayanne Gomes Santos do-
dc.creatorMello, Vanessa Teles Felinto-
dc.creatorMenezes, Caroline Soares-
dc.creatorSilva, Janice Cardoso-
dc.creatorModesto, Guilherme Pacheco-
dc.creatorLuz, Glécia Virgolino da Silva-
dc.date.accessioned2024-05-09T13:28:30Z-
dc.date.available2024-05-10-
dc.date.available2024-05-09T13:28:30Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationABREU, L. P. G. C.; CARMO, D. G. S.; MELLO, V. T. F.; MENEZES, C.S .; SILVA, J. C.; MODESTO, G. P.; VIRGOLINO DA SILVA LUZ, G. . O uso do Mapa Conceitual no aprendizado em saúde pelas Residências Multiprofissionais: revisão sistemática . Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 4, n. 18, 2023. DOI: 10.51723/hrj.v4i18.771. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/771. Acesso em: 8 maio. 2024.pt_BR
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1068-
dc.description.abstractThe Multiprofessional Health Residences (MHR) propose proactive, autonomous professional training with positive implementations in assistance. The Concept Map (CM) promotes meaningful learning by relating com-prehensive and selective concepts, facilitating the hierarchical sequencing of content, and offering appropriate stimuli. Therefore, the aim of this Systematic Review (SR) is to analyze whether the MC promotes meaningful learning in the RMS. Methodology: SR outlined with PRISMA P-2015, accepted in PROSPERO, structured with articles from the last 5 years, from the following databases: CINAHL, LILACS, EMBASE, Web Of Science, SCOPUS, PubMed/MEDLINE, SciELO, BVS, EPOC, EDUC@, Edubase, OECDEducation, ERIC, PSYCINFO and GOOGLE SCHOLAR. Results: there were 12 eligible articles, 75% observational, 80% favoring MC as a lear-ning strategy, 50% for reflection/critical thinking, and 67% conducted in higher education. The GRADE showed strong recommendation in 50% of the analyzed outcomes. Conclusion: the CM favors meaningful learning in health and the evaluative process, stimulating proactivity, autonomy, and critical thinking.pt_BR
dc.description.resumoAs Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) propõem a formação profissional proativa, autônoma e com implementações positivas na assistência. O Mapa Conceitual (MC) promove a aprendizagem significativa relacionando conceitos abrangentes e seletivos, facilitando a sequenciação hierarquizada dos conteúdos, e oferecendo estímulos adequados. Portanto o objetivo desta Revisão Sistemática (RS) é analisar se o MC favorece o aprendizado significativo nas RMS. Metodologia: RS delineada com PRISMA P-2015, aceita no PROSPERO, estrutu-rada com estudos dos últimos 5 anos, das bases: CINAHL, LILACS, EMBASE, Web Of Science, SCOPUS, PubMed/MEDLINE, SciELO, BVS, EPOC, EDUC@, Edubase, OECDEducation, ERIC, PSYCINFO e GOOGLE SCHOLAR. Resultados: foram 12 estudos elegíveis, 75% observacionais, 80% favoráveis ao MC como estratégia de aprendizagem, 50% para reflexão/pensamento crítico, e 67% conduzidos no ensino superior. O GRADE aponta forte recomendação em 50% dos desfechos analisados. Conclusão: o MC favorece a aprendizagem significativa em saúde e o processo avaliativo, estimulando proatividade, autonomia e o pensamento crítico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Residencies Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectAprendizagem em saúdept_BR
dc.subjectResidência multiprofissionalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleO uso do mapa conceitual no aprendizado em saúde pelas residências multiprofissionais: revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the concept map in health learning by multiprofessional residencies: systematic reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Educação em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O+Uso+do+Mapa+Conceitual+no+aprendizado+em+saúde+pelas+Residências+Multiprofissionais.pdfARTIGO_HRJ_RES_ousodomapaconceitual678,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.