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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Rinaldo de Souza-
dc.creatorBarros, Ângela Ferreira-
dc.creatorEsper, Márcia Maria de Araújo-
dc.creatorBezerra, Thiago José Nunes-
dc.date.accessioned2019-06-04T13:40:18Z-
dc.date.available2019-06-10-
dc.date.available2019-06-04T13:40:18Z-
dc.date.issued2017-10-24-
dc.identifier.citationNEVES, Rinaldo de Souza et al. Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem. Comunicação em Ciências da Saúde, [S.l.], v. 27, n. 04, p. 309-316, oct. 2017. ISSN 1980-5101. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/55.pt_BR
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue04pt_BR
dc.citation.spage309 p.pt_BR
dc.citation.epage316 p.pt_BR
dc.identifier.issn1980-0584pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/75-
dc.description.abstractObjective: evaluate the students and professors perception about the OSCE in a Nursing Graduation Course.Materials and Methods:It is a cross‑sectional study, quali‑quantitative, descriptive and documentary. Participated in this survey 52 students submitted to OSCE and 22 professors in 2013. Different semi‑structured questionnaires were applied to students as well as professors. The quan‑titative analysis was given from the percentage distribution and measu‑res of central tendency. Qualitative data were categorized by Content Analysis, proposed by Bardin. Results and Discussion:It was found that OSCE is an important assessment for the student training. Logistics and evaluation during the exam were satisfactory, but aspects related to realism and simulation need improvement.Final Considerations: It is suggested more technological investment during the preparation of the OSCE, in order to contribute to the development of skills among the students.tapt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar a percepção dos estudantes e docentes quanto ao Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) em um Curso de Graduação em Enfermagem.Materiais e Métodos: Realizou‑se um estudo transversal, quali-quantitativo, descritivo e documental. Participaram da pesquisa 52 estudantes submetidos ao OSCE e 22 docentes avaliadores no ano de 2013. Foram aplicados questionários semiestruturados diferentes para docentes e discentes. A análise quantitativa deu‑se a partir da distribuição percentual e medidas de tendência central. Os dados qualitativos foram categoriza‑dos por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin. Resultados e Discussão: Constatou‑se que o OSCE é uma avaliação importante para a formação do estudante. A logística e avaliação durante o exame foram satisfatórias e aspectos relativos à simulação e realismo necessitam de aprimoramento.Considerações Finais: Sugere‑se maior investimento tecnológico durante a preparação do OSCE, de modo a contribuir com o desenvolvimento de habilidades entre os estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação em Ciências da Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExamept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeAssesment of the objective structured clinical examination (OSCE) for undergraduate and teachers in nursingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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