Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/75
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem
Other Titles: Assesment of the objective structured clinical examination (OSCE) for undergraduate and teachers in nursing
metadata.dc.creator: Neves, Rinaldo de Souza
Barros, Ângela Ferreira
Esper, Márcia Maria de Araújo
Bezerra, Thiago José Nunes
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes e docentes quanto ao Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) em um Curso de Graduação em Enfermagem.Materiais e Métodos: Realizou‑se um estudo transversal, quali-quantitativo, descritivo e documental. Participaram da pesquisa 52 estudantes submetidos ao OSCE e 22 docentes avaliadores no ano de 2013. Foram aplicados questionários semiestruturados diferentes para docentes e discentes. A análise quantitativa deu‑se a partir da distribuição percentual e medidas de tendência central. Os dados qualitativos foram categoriza‑dos por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin. Resultados e Discussão: Constatou‑se que o OSCE é uma avaliação importante para a formação do estudante. A logística e avaliação durante o exame foram satisfatórias e aspectos relativos à simulação e realismo necessitam de aprimoramento.Considerações Finais: Sugere‑se maior investimento tecnológico durante a preparação do OSCE, de modo a contribuir com o desenvolvimento de habilidades entre os estudantes.
Abstract: Objective: evaluate the students and professors perception about the OSCE in a Nursing Graduation Course.Materials and Methods:It is a cross‑sectional study, quali‑quantitative, descriptive and documentary. Participated in this survey 52 students submitted to OSCE and 22 professors in 2013. Different semi‑structured questionnaires were applied to students as well as professors. The quan‑titative analysis was given from the percentage distribution and measu‑res of central tendency. Qualitative data were categorized by Content Analysis, proposed by Bardin. Results and Discussion:It was found that OSCE is an important assessment for the student training. Logistics and evaluation during the exam were satisfactory, but aspects related to realism and simulation need improvement.Final Considerations: It is suggested more technological investment during the preparation of the OSCE, in order to contribute to the development of skills among the students.ta
Keywords: Exame
Avaliação
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: NEVES, Rinaldo de Souza et al. Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem. Comunicação em Ciências da Saúde, [S.l.], v. 27, n. 04, p. 309-316, oct. 2017. ISSN 1980-5101. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/55.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/75
Issue Date: 24-Oct-2017
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEVES CCS V27 N4.pdfNEVES CCS V27 N4 2016523,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.