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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Educação profissional em saúde no Distrito Federal: perspectiva histórica e interface com a formação atual
Otros títulos : Professional education in health in the Federal District: historical perspective and interface with current education
metadata.dc.creator: Galvão, Ena de Araújo
Batista, Anelice da Silva
Miranda, Maria Aureni de Lavor
metadata.dc.description.resumo: O texto apresenta o aspecto histórico e a abordagem atual da Educação Profissional em Saúde e discute os desafios da formação profissional, no mundo do trabalho. Tem como objetivo apresentar os aspectos relevantes das políticas públicas para a formação técnica em saúde no Brasil. Relata uma experiência substanciado pelas vivências das autoras, sua participação efetiva como gestoras e a atuação no campo da formação específica da Educação Profissional em Saúde. Os resultados apontam que o Projeto Larga Escala, o Projeto de Formação dos Trabalhadores da Área da Enfermagem, o Programa de Formação de Profissionais de Ní‑vel Médio para a Saúde, a Política de Educação Permanente em Saúde e a criação das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, favoreceram de maneira efetiva, a estruturação da formação profissional em saúde no Brasil. Destaca‑se, aqui, a singularidade da Escola Técnica de Saúde Brasília, por ocasião dos seus 61 anos de existência.
Resumen : The following text introduces the historical background, the current approach to Professional Education in Health, and the challenges in‑volved in training those professionals in the workforce. It also aims at describing relevant aspects of public policies for technical training in health in Brazil. It addresses reports substantiated by the authors’ experiences, from their effective participation as managers, as well as acting in the field of specific training in Professional Education in He‑alth. The results show that the Large Scale Project, the Training Project for Workers in the Area of Nursing, the Professional Training Program for Health Professionals, the Permanent Health Education Policy and the creation of the SUS Technical Schools effectively favored the struc‑turing of professional training in health in Brazil. Here, the singularity of the Brasília Technical Health School, on the occasion of its 61 years of existence, is highlighted.
Palabras clave : Educação em saúde
Educação profissional em saúde
Educação permanente
Instituições acadêmicas
Sistema Único de Saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : GALVÃO, E. de A.; BATISTA, A. da S.; MIRANDA, M. A. de L. Educação Profissional em Saúde no Distrito Federal: perspectiva histórica e interface com a formação atual. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 32, n. 03, 2021. DOI: 10.51723/ccs.v32i03.1089. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1089. Acesso em: 29 jun. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/228
Fecha de publicación : 24-sep-2021
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos

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