Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/220
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística: estudo transversal |
Título(s) alternativo(s): | Perception of nursing students in the realistic simulation environment: cross-sectional study |
Autor(es): | Vilas-Boas, Thatiane Helen Ferreira França, Fabiana Cláudia de Vasconcelos Sant' Ana, Geisa Melo, Bárbara de Caldas Melo, Manuela Costa Moura, Luciana Melo de |
Resumo: | Objetivo: analisar o processo de ensino e aprendizagem no ambiente de simulação realística. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo com 59 estudantes de graduação em enfermagem. Aplicação de escalas de satisfação dos estudantes no ambiente de simulação realística e questionário de práti‑cas educativas, analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: satisfação dos estudantes com a simulação no cenário de prática, evidenciando aprendizagem significativa e autoconfiança em laboratório de baixa fidedignidade. Conclusão: impacto positivo no ensino baseado em simulação realística, evidenciando a aprendizagem com base na projeção de situações reais. |
Abstract: | Objective: evaluate the teaching and learning process in a realistic si‑mulation environment. Method: cross‑sectional, descriptive, quantitative study with 59 undergraduate nursing students. Application of student satisfaction scales in a realistic simulation Environment and educational practices questionnaire, analyzed using the descriptive statistics method. Results: student satisfaction with the simulation in the practice scenario, showing significant learning and self‑confidence in a low‑reliability laboratory. Conclusion: positive impact on teaching based on realistic simulation, showing learning based on the projection of real situations. |
Palavras-chave: | Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | FEPECS |
Citação: | VILAS-BOAS, T. H. F. et al. Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística: : estudo transversal. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 32, n. 03, 2021. DOI: 10.51723/ccs.v32i03.1028. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1028. Acesso em: 22 jun. 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1028 |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/220 |
Data do documento: | 24-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ID+1028+-+FINAL_Percepcao-Estud-Simul-Realistica.pdf | ARTIGO_percepcaodeestudantesdeenfermagemnoambiente | 107,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.