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dc.creatorCardoso, Vanessa Viana-
dc.creatorLisboa, Nayara-
dc.creatorAdelino, Bruno Silva-
dc.creatorMarques, Igor Rodrigues-
dc.creatorVilas Boas, Isla Ferreira-
dc.creatorXavier, Lorranny Rosa de Jesus-
dc.creatorSantos, Roger Willy Ribeiro dos-
dc.creatorRibeiro, Thaynara de Carvalho-
dc.creatorPeralba, Marta Pazos-
dc.date.accessioned2022-06-21T18:13:52Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-06-21T18:13:52Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationCARDOSO, V. V. et al. Integração ensino-serviço-comunidade na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 32, n. 03, 2021. DOI: 10.51723/ccs.v32i03.963. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/963. Acesso em: 21 jun. 2022.pt_BR
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue03pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/217-
dc.description.abstractObjective: Identify the impact and challenges of the teaching‑service‑community integration in the training of professionals and in meeting the population’s needs in the context of Primary Health Care of Brazil. Method: integrative review of articles in Portuguese between January 2011 and October 2020. Results: 27 articles were selected and the result was categorized: con‑tribution of teaching‑service integration to the education of students, influence of integration in the service and in the community, and challenges of IESC in health services. Contractualization within Primary Health Care was discussed as a way to strengthen integration. Conclusion: contractualization between health services and educatio‑nal institutions can strengthen the teaching‑service‑community integra‑tion in Primary Care, as already occurs in Teaching Hospitals.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: identificar a repercussão e desafios da integração ensino‑serviço‑‑comunidade na formação de profissionais e no atendimento às necessidades da população no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Método: revisão integrativa de artigos em português entre janeiro de 2011 e outubro de 2020. Resultados: foram selecionados 27 artigos e o resultado foi categorizado: contribuição da IESC para a formação dos estudantes da área da saúde, influência da IESC no serviço e na comunidade e desafios da IESC nos serviços de saúde. Foi discutida a contratualização dentro da Atenção Primária à Saúde como forma de fortalecer a integração. Conclusão: contratualização entre serviços de saúde e instituições de ensino podem fortalecer a integração ensino‑serviço‑comunidade na Atenção Primária, como já ocorre nos Hospitais de Ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação em Ciências da Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectCentros de saúdept_BR
dc.subjectHospitais de ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleIntegração ensino-serviço-comunidade na atenção primária à saúde uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeTeaching-service-community integration in primary health care: an integrative reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.rights.licenseOs direitos autorais são de propriedade exclusiva da CCS, transferidos por meio de Declaração de Autoria e Transferência de Direitos Autorais disponibilizada aos autores no momento da submissão. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos desde que identificada a fonte e a autoria.-
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