Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Mariana Marques-
dc.date.accessioned2020-07-07T18:14:51Z-
dc.date.available2020-07-05-
dc.date.available2020-07-07T18:14:51Z-
dc.date.issued2019-04-23-
dc.identifier.citationMONTEIRO, M. M. Análise das publicações nacionais sobre o uso da Problematização na formação do Enfermeiro: uma revisão integrativa. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 29, n. 03, 2019. DOI: 10.51723/ccs.v29i03.309. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/309. Acesso em: 7 ago. 2024.pt_BR
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v29i03.309pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/143-
dc.description.abstractIntroduction: In order to improve the way of training the Nurse to reach the professional profile recommended by the National Curricular Guidelines, the use of Problematization has gained space as an important strategy to reach this goal Objective: to identify the recent Brazilian scientific production on the use of the Problem solving method in Nursing training, its challenges and strategies of overcoming in a period of ten years (2008 to 2018) as well as the influence of the use of this method in the formation of the professional profile of the Nurse. Method: This is an integrative literature review carried out from January to September, 2018 using articles obtained from the Nursing Da‑tabase (BDENF) and the Scientific Electronic Library Online (ScieLo). Results: 177 articles were identified and 5 were used after applying the inclusion / exclusion criteria, being 03 experience reports, 01 integra‑tive review and 01 qualitative study. Problematization was identified as a method with potential for the development of characteristics essential to the professional profile recommended by the National Curricular Guidelines, its use and application have limitations with emphasis on the qualification and adaptation of teachers, structure and limited amount of theoretical references on the subject. Final considerations: Problematization has methodological characte‑ristics that allow the aggregation of quality to the training of the Nurse and development of characteristics essential to the performance of its function.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: com vistas ao aperfeiçoamento da forma de formar o Enfermeiro para o alcance do perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais o uso da problematização tem ganhado espaço como importante estratégia para o alcance desta meta. Objetivo: identificar a produção científica brasileira recente sobre o uso do método da Problematização na formação do Enfermeiro, seus desafios e estratégias de superação em um período de dez anos (2008 a 2018) bem como a influência do uso deste método na formação do perfil profissional do Enfermeiro. Método: trata‑se de uma revisão de literatura integrativa realizada no período de janeiro a setembro de 2018 utilizando‑se de artigos obtidos na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e na Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (ScieLo). Resultados: foram identificados 177 artigos e utilizados 5 após aplica‑ção dos critérios de inclusão/exclusão, sendo 03 relatos de experiência, 01 revisão integrativa e 01 estudo qualitativo. A Problematização foi identificada como um método com potencial para o desenvolvimento de características essenciais ao perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, seu uso e aplicação possuem limitações com destaque para a qualificação e adaptação dos docentes, estrutura e quantidade limitada de referenciais teóricos sobre o tema. Considerações finais: a Problematização possui características metodológicas que possibilitam agregação de qualidade à formação do Enfermeiro e desenvolvimento de características essenciais ao desempenho de sua função.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação em Ciências da Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado ativopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAnálise das publicações nacionais sobre o uso da problematização na formação do enfermeiro: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of publications nacional on the use of problem of the nursing: na integrative reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos desde que identificada a fonte e a autoria.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
309-Outros-1213-2-10-20190704.pdfARTIGO_analisedaspuplicacoesnacionais167,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.