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dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2024-04-09T15:42:47Z-
dc.date.available2024-04-10-
dc.date.available2024-04-09T15:42:47Z-
dc.date.issued2012-02-01-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2012. 79 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/961-
dc.description.resumoA especialidade médica “Pediatria” surgiu há mais de um século em resposta à conscientização de que os problemas de saúde da criança diferem daqueles do adulto e de que as respostas às doenças e ao estresse são variáveis com a idade. A pediatria tem como interesse a saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, seu crescimento e desenvolvimento e suas oportunidades para alcançar o pleno potencial como adultos. A puericultura, ou “a ciência de elevar higienicamente e fisiologicamente” a criança surgiu em 1865, a partir de um Manual publicado na França por Caron, que preconizava que doenças poderiam ser evitadas se as mães fossem orientadas a alimentar e cuidar corretamente de seus filhos. A rigor, pode ser aplicada desde a gestação, nas consultas de pré-natal, acompanhando o crescimento e desenvolvimento fetais. As rápidas e intensas modificações, conseqüências naturais do processo de crescimento e desenvolvimento e a dependência de cuidados alheios fazem esse grupo etário particularmente vulnerável diante de agravos de qualquer espécie. Por esses motivos, os dados de mortalidade na infância, particularmente em menores de 5 anos, têm sido utilizados como indicadores das condições de saúde, assistência e qualidade de vida a que uma comunidade está acometida. O Brasil reduziu a mortalidade infantil (crianças com menos de um ano de idade) de 47,1 óbitos/1000 nascimentos em 1990, para 19 em 2008, graças aos avanços biotecnológicos,às ações básicas de saúde, a melhoria da alimentação e ao saneamento básico.Até 2015 a meta é reduzir esse número para 17,9 óbitos/1000. A expectativa é de que este objetivo seja cumprido antes do prazo, mas a desigualdade ainda é grande. Crianças pobres tem mais do que o dobro de chance de morrer do que os ricos, e as nascidas de mães negras e indígenas tem maior taxa de mortalidade. Por região o nordeste brasileiro apresentou a maior queda nas mortes de crianças de zero a cinco anos, mas a mortalidade ainda é quase o dobro das taxas registradas no sudeste, no sul e Centro-Oeste. Nosso módulo convida a todos para uma imersão na fisiologia do desenvolvimento físico e neuropsicomotor do ser humano em todas as suas etapas, do crescimento intra-uterino ao amadurecimento puberal, perspassando pelo sistema endócrino. Esperamos que tirem o máximo proveito dessa etapa, pois pediatras ou não, as crianças e adolescentes fazem parte de nossas vidas. Promover a saúde “integral” da criança desde o período intra útero até a adolescência é torná-la um adulto preparado para participar e contribuir de forma construtiva com a sociedade. Os problemas escolhidos, oriundos de situações reais, pretendem envolver os participantes para que, adquirindo conhecimentos, nunca percam os verdadeiros propósitos da medicina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectNascimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectFisiologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDesempenho Psicomotorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleNascimento crescimento e desenvolvimento: manual do tutor: módulo 201pt_BR
dc.title.alternativeMódulo 201: nascimento crescimento e desenvolvimento: manual do tutorpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2011 - 2015

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