Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2024-03-20T16:12:16Z-
dc.date.available2024-03-22-
dc.date.available2024-03-20T16:12:16Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: habilidades e atitudes: 2ª série do curso de medicina. Brasília: FEPECS, 2021. 30 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/851-
dc.description.resumoA unidade educacional de Habilidades e Atitudes, ao integrar a áreas de semiologia, profissionalismo, procedimentos médicos e exames complementares, representa um conjunto de conhecimentos e habilidades de alta relevância dentro do currículo médico, essencial para o exercício apropriado da Medicina. Na segunda série, o estudante será introduzido em uma nova fase, caracterizada por um programa fundamentalmente centrado em experiências reais, priorizando o contato com pacientes e o trabalho em grupos com colegas, instrutores e profissionais de saúde, observando os aspectos éticos, humanísticos, biológicos, sociais e psicológicos do processo saúde-doença-cuidado. A prática da medicina pressupõe o domínio de atitudes de valorização, compreensão e respeito ao ser humano, como um ente físico, biológico, psíquico, social e cultural. Por conseguinte, a formação médica não pode prescindir da reflexão sobre as diferentes concepções do homem, os valores humanísticos e os princípios éticos e sociais relacionados à profissão. A formação profissional deve estar voltada à atenção integral a saúde, visando à manutenção ou a recuperação do bem-estar do ser humano, com o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e de tratamento das doenças, tanto no nível individual como comunitário. O domínio de habilidades de comunicação tornou-se um passo decisivo no desenvolvimento das relações humanas, ou seja, não somente na relação médico-paciente, mas nos diferentes âmbitos do cuidado à saúde. O estudante deverá desenvolver: 1- técnicas sistematizadas e humanizadas de comunicação; 2- percepção da complexidade da natureza humana para permitir o estabelecimento de relação de empatia e cuidado entre médico e paciente, como base para a obtenção de informações necessárias à definição diagnóstica e à decisão sobre o tratamento; 3- compreensão da pessoa doente e não somente da sua doença. Os laços de confiança, e o vínculo entre o médico e o paciente são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento prescrito. A semiologia é uma arte que envolve o domínio de técnicas de obtenção de história clínica, de destreza na realização de exame físico e de análise de dados de pessoas com diferentes níveis intelectuais e emocionais. O estudante deverá aprender a arte de lidar com os pacientes, com sabedoria, compreensão e delicadeza, visando reconhecer suas ansiedades, incertezas e temores. Assim, poderão melhor avaliar as queixas dos pacientes de forma meticulosa, resultando na obtenção de informações fundamentais, que, de outro modo, não seriam conseguidas. A obtenção de história clínica e de exame físico apropriado, assim como a análise dos dados, requer do examinador a correlação e a integração ampla de conhecimentos, incluindo anatomia, fisiologia, patologia, epidemiologia, semiologia, história natural das doenças etc., reforçando a razão da adoção, como estratégia de aprendizagem do curso, a promoção da interdisciplinaridade e a interação básicoclínica. A crescente evolução científica e tecnológica da medicina tem impulsionado a educação médica para uma excessiva valorização da biologia humana e das ciências físicas, limitando cada vez mais o espaço para a abordagem dos conteúdos humanísticos. Apesar do incontestável valor dos recursos tecnológicos, com exames complementares, tanto laboratoriais como radiológicos ultrassofisticados, estes, não devem sobrepujar o exame clínico, restringindo o exercício profissional a uma prática dependente de equipamentos. A fascinação pela tecnologia não pode interferir na relação médico-paciente, não deve criar uma relação impessoal e jamais passar a impressão de que o uso indiscriminado desses aprimoramentos pode superar o saber médico. Considerando a sobrecarga de informações e a transitoriedade dos conhecimentos teóricos e técnicos, torna-se indispensável que o estudante seja treinado quanto ao acesso à informação médica e ao desenvolvimento de técnicas de leitura crítica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectUnidades educacionaispt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleUnidades educacionais: habilidades e atitudes: 2ª série do curso de medicinapt_BR
dc.title.alternativeUE: habilidades e atitudes: 2ª série do curso de medicinapt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2021 - 2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUAL HA II_NORMALIZADO_BCE_2021.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_unidadeseducacionais2859,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.