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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-09-27T14:46:44Z-
dc.date.available2023-10-02-
dc.date.available2023-09-27T14:46:44Z-
dc.date.issued2011-03-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: habilidades e atitudes: 2ª série. Brasília: FEPECS, 2011. 19 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/705-
dc.description.resumoO programa da unidade educacional Habilidades e Atitudes, ao integrar a áreas de Semiologia, Profissionalismo, Procedimentos Médicos e Exames Complementares, representa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de alta relevância dentro do currículo médico, essencial para o exercício pleno da Medicina. Na segunda série, o estudante será introduzido em uma nova fase, caracterizada por um programa fundamentalmente centrado em experiências reais, priorizando o contato com pacientes e o trabalho em grupos com colegas, instrutores e profissionais de saúde, observando os aspectos éticos, humanísticos, sociais e psicológicos. A prática da medicina pressupõe o domínio de atitudes de valorização, compreensão e respeito ao ser humano, como um ente físico, biológico, psíquico, social e cultural. Por conseguinte, a formação médica não pode prescindir da reflexão sobre as diferentes concepções do homem, os valores humanísticos e os princípios éticos e sociais relacionados à profissão. A formação profissional deve estar voltada à atenção integral a saúde, visando à manutenção ou a recuperação do bem-estar do ser humano, com o desenvolvimento de ações de promoção da saúde/ tratamento das doenças, tanto no nível individual como comunitário. O domínio de habilidades de comunicação tornou-se um passo decisivo no desenvolvimento das relações humanas, ou seja, não somente na relação médico-paciente, mas nos diferentes âmbitos do cuidado à saúde. O estudante deverá desenvolver: 1- técnicas sistematizadas e humanizadas de comunicação; 2- percepção da complexidade da natureza humana para permitir o estabelecimento de relação de empatia e cuidado entre médico e paciente, como base para a obtenção de informações necessárias à definição diagnóstica e à decisão sobre o tratamento; 3- compreensão da pessoa doente e não somente da sua doença. Os laços de confiança e o vínculo entre o médico e o paciente são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento prescrito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectComunicação em medicinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleUnidade educacional: habilidades e atitudes: 2ª sériept_BR
dc.title.alternativeHA: habilidades e atitudes: 2ª sériept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelNível superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2011 - 2015

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