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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-09-20T14:31:46Z-
dc.date.available2023-09-25-
dc.date.available2023-09-20T14:31:46Z-
dc.date.issued2016-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Distúrbios sensoriais, motores e da consciência: módulo 402: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2016. 35 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/683-
dc.description.resumoO Módulo 402 apresenta algumas diferenças em relação aos outros que o estudante de medicina da ESCS têm estudado até o momento. O estudo das funções do Sistema Nervoso no que tange as funções e disfunções motoras, sensitivas e da consciência dentro da metodologia ativa requer a reutilização de alguns módulos anteriores pois alicerçam conceitos fundamentais que serão empregados aqui. Os conhecimentos de neuroanatomia, neurofisiologia e semiologia neurológica serão utilizados a todo o momento, acreditamos que façam parte da bagagem de conhecimento prévio. Infelizmente não temos o tempo desejado para trabalhar toda ciência neurológica, mas certamente os principais distúrbios serão contemplados. A metodologia ativa, aplicada na ESCS, ensina ao estudante aprender a aprender, portanto partindo dos assuntos contemplados, analisando os problemas, descobrindo o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, nomeando o diagnóstico sindrômico, partindo deste, encontrar a topografia da alteração neurológica e finalmente utilizando-se do conhecimento epidemiológico será possível elaborar hipóteses diagnosticam etiológicas e nosológicas de várias situações problemas. Finalmente com os exames complementares chegar ao diagnóstico conhecer o prognóstico, elaborar o tratamento. Estes princípios não são utilizados apenas na neurologia, fundamentam toda medicina, se até o momento isto NÃO FOI PERCEBIDO pelo estudante, no quarto ano não há como fugir, isto é o raciocínio clínico e o módulo 402 é ótimo para iniciar esta jornada. Até, se ou quando, o estado de arte chegar à utilização de passos é fundamental para manter a coerência deste raciocínio. Os passos do tutorial são plenamente aplicados no que foi escrito acima. Sugerimos sua manutenção. Memorizem os conceitos abaixo e utilizem pelo resto de sua jornada profissional. 1. O diagnóstico Sindrômico = conjunto de sinais e sintomas observados na história, no exame físico e neurológico de um paciente. 2. O diagnóstico topográfico = o sistema ou órgão onde se localiza o processo que motivou a consulta médica. 3. O diagnóstico nosológico = grupo de doenças com características clínicas (sinais, sintomas, às vezes evolução e prognóstico) semelhantes. 4. O diagnóstico etiológico = o agente ou fenômeno que basicamente causa a patologia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDistúrbio sensorialpt_BR
dc.subjectDistúrbio motorpt_BR
dc.subjectDistúrbio de consciênciapt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIApt_BR
dc.titleDor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutorpt_BR
dc.title.alternativeMódulo 302: dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: manual do tutorpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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