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dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-08-31T18:56:50Z-
dc.date.available2023-09-08-
dc.date.available2023-08-31T18:56:50Z-
dc.date.issued2016-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços – comunidade I: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2015. 52 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/659-
dc.description.resumoAs Diretrizes Curriculares Nacionais orientam que o graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença. (DCN, 2014 – Art 3º ). Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico, a formação do graduado em Medicina desdobrar-se-á nas seguintes áreas: I - Atenção à Saúde; II - Gestão em Saúde; e III - Educação em Saúde. (DCN, 2014 – Art. 4º). O Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), desde a sua implantação, está comprometido com esta formação. A Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC) promove o desenvolvimento de aprendizagem vinculada à situação de saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multiprofissional. A IESC adota como método pedagógico a problematização de Paulo Freire e tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade, buscando o aperfeiçoamento do SUS e a consolidação de uma nova concepção na formação do estudante de medicina. Nesta Unidade busca-se construir um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e demais membros da comunidade. Os cenários de ensino-aprendizagem e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as unidades de saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), particularmente as Clínicas da Família, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. Também é proposto para a IESC – 1ª série que os estudantes desenvolvam habilidades de iniciação científica, sob a forma de Relato de Experiência, com temas suscitados a partir do contato com a realidade local, na interação com a comunidade e com os profissionais de saúde. Esta Unidade Educacional prioriza uma aproximação do estudante de medicina com a realidade local e cria a oportunidade de integração com demais unidades educacionais da ESCS. A proposta de ensino da ESCS busca fortalecer o SUS e valorizar as atividades junto à comunidade, proporcionando uma formação geral do estudante com visão ética, humanística e compromisso social, capacitando-o como agente de transformação social. O cronograma mensal de atividades é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários. A atuação nas unidades de saúde e na comunidade deverá sempre se pautar nos princípios do Código de Ética do Estudante de Medicina. (Anexo III) As atividades IESC 1ª série ocorrerão uma vez por semana, nos dias de 5ª feira pela manhã no período de 21 de março a 26 de novembro do corrente ano, com intervalo de férias no período de 18 a 29 de julho. Os estudantes serão distribuídos em pequenos grupos nos cenários de ensino-aprendizagem conforme a Tabela I.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectDiagnóstico de saúde comunitáriapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleInteração ensino – serviços – comunidade I: manual do estudantept_BR
dc.title.alternativeIESC I: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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