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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-06-22T18:53:58Z-
dc.date.available2023-06-25-
dc.date.available2023-06-22T18:53:58Z-
dc.date.issued2009-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Percepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2009. 35 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/495-
dc.description.resumoA história relatada acima embora ocorrida há cerca de 1000 anos, continua sendo bastante atual em função da complexidade da vida na sociedade contemporânea. O prazer e a dor encontram-se ligados à maior parte das nossas ideias e vinculam-se, tanto à sensação quanto à reflexão exercida pela nossa consciência, gerando reações que oscilam entre a higidez e a enfermidade. O módulo que ora se inicia, dedica-se ao conhecimento da fascinante capacidade humana de captar as sensações do seu mundo extrínseco e intrínseco, tomar consciência e elaborar respostas das mais variadas magnitudes. O sistema nervoso, com a sua complexa organização, envolvendo bilhões de neurônios interligados por trilhões de conexões, é a matriz que permite essa interação. Entender o seu funcionamento implica uma multidisciplinaridade que abrange a biologia molecular e celular, embriologia, anatomia, química, física, matemática, psicologia, medicina, entre outras vertentes. O tratamento das suas disfunções, sob a égide da Neurociência, não poderia deixar de ser enfocada também numa visão pluralista. É essa realidade que nos permite vislumbrar a cura por métodos clínicos, cirúrgicos e até por procedimentos antigamente considerados empíricos e que atualmente se consolidam como prática médica, como a neurociência da acupuntura entre outros. Ao longo desse módulo pretendemos motivá-los a buscar os conhecimentos que os permitirão compreender como se organiza estruturalmente o nosso sistema nervoso, como ele funciona na saúde e na doença e como o médico deve proceder ao cuidar de um paciente que o procura com sintomas neurológicos, lembrando que a percepção também pertence ao médico que examina e, muitas vezes, como ocorreu com Avicena, é o melhor instrumento no exercício da medicina. Esperamos que todos possam obter resultados profícuos ao final deste módulo, mas para isto, se faz necessário o estudo dos temas nele abordados com entusiasmo e dedicação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSistemas sensoriaispt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIApt_BR
dc.titlePercepção, consciência e emoção: módulo 202: manual do estudantept_BR
dc.title.alternativeMódulo 202: percepção, consciência e emoção: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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