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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-06-20T14:03:18Z-
dc.date.available2023-06-25-
dc.date.available2023-06-20T14:03:18Z-
dc.date.issued2009-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2009. 32 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/486-
dc.description.resumoE assim, com entusiasmo pela oportunidade de colaborar com a formação dos “novos homens”, damos início ao módulo de “Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia”! O módulo aborda temas relacionados à fisiologia e às patologias do trato digestório e anexos. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado na prática clínica. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, introduzir o raciocínio clínico. Nas sessões de tutoria, trabalharemos com problemas simulados. Além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam a prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Por esses motivos, iniciamos neste módulo os conceitos e os significados dos exames complementares. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a interpretação dos resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, mas enfatizamos que na biblioteca encontram-se disponíveis livros que muito contribuirão para sua formação. Lembrem-se que o modelo pedagógico funciona em “espiral” e que a busca de informações é fundamental para o seu crescimento. Quanto à abordagem terapêutica, nosso objetivo é propiciar aos estudantes da terceira série os primeiros contatos com a terapêutica de doenças específicas do trato digestório mais prevalentes na população, lembramos que os conhecimentos relacionados à anatomia, histologia, fisiologia e fisiopatologia são requisitos para o tratamento adequado. As atividades foram programadas de forma a se complementarem. Os temas abordados nas sessões de tutoria, nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDorpt_BR
dc.subjectVômitopt_BR
dc.subjectDiarreia agudapt_BR
dc.subjectDiarreia crônicapt_BR
dc.subjectConstipaçãopt_BR
dc.subjectÚlcera pépticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICApt_BR
dc.titleDor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do estudantept_BR
dc.title.alternativeMódulo 302: dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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