Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-06-15T19:19:42Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-15T19:19:42Z-
dc.date.issued2009-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Nascimento crescimento e desenvolvimento: manual do estudante: módulo 201. Brasília: FEPECS, 2009. 30 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/481-
dc.description.resumoA maior parte de nós manifesta sentimentos positivos quando se depara com uma criança. A face infantil simboliza pureza, beleza, paz, compaixão, amor celestial. É curioso lembrar que até a idade média a criança era considerada um adulto em miniatura, gozando de menos privilégios que qualquer um na sociedade, e a adolescência não era considerada uma fase distinta. A especialidade médica “Pediatria” surgiu há mais de um século em resposta à conscientização de que os problemas de saúde da criança diferem daqueles do adulto e de que as respostas às doenças e ao estresse são variáveis com a idade. A pediatria tem como interesse a saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, seu crescimento e desenvolvimento e suas oportunidades para alcançar o pleno potencial como adultos. A puericultura, ou “a ciência de elevar higienicamente e fisiologicamente” a criança surgiu em 1865, a partir de um Manual publicado na França por Caron, que preconizava que doenças poderiam ser evitadas se as mães fossem orientadas a alimentar e cuidar corretamente de seus filhos. A rigor, pode ser aplicada desde a gestação, nas consultas de pré-natal, acompanhando o crescimento e desenvolvimento fetais. O tempo passou e em 13 de julho de 1990, foi publicado o estatuto da criança e do adolescente, considerando criança a pessoa até doze anos de idade e adolescente aquela entre doze e dezoito anos. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-lhes todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Nenhuma criança ou adolescente pode ser objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, sendo punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. As rápidas e intensas modificações, consequências naturais do processo de crescimento e desenvolvimento e a dependência de cuidados alheios fazem esse grupo etário particularmente vulnerável diante de agravos de qualquer espécie. Por esses motivos, os dados de mortalidade na infância, particularmente em menores de 5 anos, têm sido utilizados como indicadores das condições de saúde, assistência e qualidade de vida a que uma comunidade está acometida. O coeficiente de mortalidade infantil preconizado pela ONU em crianças menores de 5 anos é igual ou inferior a 30 / 1000 nascidos vivos. O coeficiente Brasileiro, de 2000 a 2004 declinou de 30,37 para 26,85, graças aos avanços biotecnológicos, às ações básicas de saúde, à melhoria da alimentação e ao saneamento básico. Mas as diferenças regionais continuam gritantes, com variações nas taxas de mortalidade de 41,27 na região nordeste a 17,53 na região sul. Em contrapartida, a mortalidade entre os jovens é alta. Em 2004, 69,55% das mortes em jovens entre 10 e 19 anos foram por causas externas, principalmente homicídios e acidentes de transporte. Nosso módulo convidando a todos para uma imersão na fisiologia do desenvolvimento físico e neuropsicomotor do ser humano em todas as suas etapas, do crescimento intrauterino ao amadurecimento puberal, perpassando pelo sistema endócrino. Esperamos que vocês tirem o máximo proveito dessa etapa, pois pediatras ou não, as crianças e adolescentes fazem parte de nossas vidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectNascimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleNascimento crescimento e desenvolvimento: manual do estudante: módulo 201pt_BR
dc.title.alternativeMódulo 201: nascimento crescimento e desenvolvimento: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mod 201 Estudante (1).pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_nascimentoedesenvolvimentoestudante1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.