Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/472
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino – serviços – comunidade I: manual do estudante |
Título(s) alternativo(s): | IESC I: manual do estudante |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | Todo médico deve ser capaz de exercer a prática geral da medicina e, para tanto, atender a todos os componentes de uma família, independentemente de sexo e idade, comprometendo-se com a pessoa inserida em seu contexto biológico, psicológico e social. O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) vem construindo mudanças importantes no processo da formação médica, pois o médico, não importa sua área de atuação, deverá associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática profissional. Sua preocupação social deverá estar presente em todos os seus atos profissionais, tendo como objetivo principal desenvolver ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A Interação Ensino-Serviços-Comunidade (IESC) é um programa educacional que desenvolve atividades de aprendizagem vinculada à realidade da saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multidisciplinar. A IESC tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade. Os cenários de ensino e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as Unidades de Saúde (US) que contemplam o Programa Família Saudável (PFS), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), centros e postos de saúde, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Relação médico-paciente Comunicação em medicina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços – comunidade I: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2009. 30 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/472 |
Data do documento: | Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IESC I - Estudante.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservidocomunidade1 | 329,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.