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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-05-26T19:46:20Z-
dc.date.available2023-05-31-
dc.date.available2023-05-26T19:46:20Z-
dc.date.issued2008-01-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2008. 35 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/441-
dc.description.resumoAs rápidas e intensas modificações, consequências naturais do processo de crescimento e desenvolvimento e a dependência de cuidados alheios fazem esse grupo etário articularmente vulnerável diante de agravos de qualquer espécie. Por esses motivos, os dados de mortalidade na infância, particularmente em menores de 5 anos, têm sido utilizados como indicadores das condições de saúde, assistência e qualidade de vida a que uma comunidade está acometida. O coeficiente de mortalidade infantil preconizado pela Organização das Nações Unidas em crianças menores de 5 anos é igual ou inferior a 30 / 1000 nascidos vivos. O coeficiente Brasileiro, de 2000 a 2004 declinou de 30,37 para 26,85, graças aos avanços biotecnológicos, às ações básicas de saúde, à melhoria da alimentação e ao saneamento básico. Mas as diferenças regionais continuam gritantes, com variações nas taxas de mortalidade de 41,27 na região nordeste a 17,53 na região sul . Em contrapartida, a mortalidade entre os jovens é alta. Em 2004, 69,55% das mortes em jovens entre 10 e 19 anos foram por causas externas, principalmente homicídios e acidentes de transporte. Considerando que o público infanto-juvenil é o futuro da nação, este deveria ser o grupo populacional a receber os maiores investimentos em serviços públicos básicos, educação e saúde. A especialidade médica “Pediatria” surgiu há mais de um século em resposta à conscientização de que os problemas de saúde da criança diferem daqueles do adulto e de que as respostas às doenças e ao estresse são variáveis com a idade. A pediatria tem como interesse a saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, seu crescimento e desenvolvimento e suas oportunidades para alcançar o pleno potencial como adultos. A puericultura, ou “a ciência de elevar higienicamente e fisiologicamente” a criança surgiu em 1865, a partir de um Manual publicado na França por Caron, que preconizava que doenças poderiam ser evitadas se as mães fossem orientadas a alimentar e cuidar corretamente de seus filhos. A rigor, pode ser aplicada desde a gestação, nas consultas de pré-natal, acompanhando o crescimento e desenvolvimento fetais. E eis o nosso módulo convidando a todos para uma imersão na fisiologia do desenvolvimento físico e neuropsicomotor do ser humano em todas as suas etapas, do crescimento intrauterino ao amadurecimento puberal, perpassando pelo sistema endócrino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleNascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do estudantept_BR
dc.title.alternativeMódulo 201: nascimento crescimento e desenvolvimento: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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