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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-05-23T19:34:57Z-
dc.date.available2023-05-30-
dc.date.available2023-05-23T19:34:57Z-
dc.date.issued2008-06-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Unidade educacional: habilidades e atitudes. Brasília: FEPECS, 2008. 19 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/430-
dc.description.resumoO programa da unidade educacional Habilidades e Atitudes, ao integrar a áreas de Semiologia, Comunicação, Informática, Procedimentos Médicos e Exames Complementares, representa um conjunto de conhecimentos e habilidades de alta relevância dentro do currículo médico, essencial para o exercício apropriado da Medicina. Na segunda série, o estudante será introduzido em uma nova fase, caracterizada por um programa fundamentalmente centrado em experiências reais, priorizando o contato com pacientes e o trabalho em grupos com colegas, instrutores e profissionais de saúde, observando os aspectos éticos, humanísticos, sociais e psicológicos. A prática da medicina pressupõe o domínio de atitudes de valorização, compreensão e respeito ao ser humano, como um ente físico, biológico, psíquico, social e cultural. Por conseguinte, a formação médica não pode prescindir da reflexão sobre as diferentes concepções do homem, os valores humanísticos e os princípios éticos e sociais relacionados à profissão. A formação profissional deve estar voltada à atenção integral a saúde, visando a manutenção ou a recuperação do bem-estar do ser humano, com o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e de tratamento das doenças, tanto no nível individual como comunitário. O domínio de habilidades de comunicação tornou-se um passo decisivo no desenvolvimento das relações humanas, ou seja, não somente na relação médico-paciente, mas nos diferentes âmbitos do cuidado à saúde. O estudante deverá desenvolver: 1- técnicas sistematizadas e humanizadas de comunicação; 2-percepção da complexidade da natureza humana para permitir o estabelecimento de relação de empatia e cuidado entre médico e paciente, como base para a obtenção de informações necessárias à definição diagnóstica e à decisão sobre o tratamento; 3- compreensão da pessoa doente e não somente da sua doença. Os laços de confiança e o vínculo entre o médico e o paciente são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento prescrito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectRelação médico-pacientept_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subjectComunicação em medicinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleUnidade educacional habilidades e atitudespt_BR
dc.title.alternativeHA: habilidades e atitudes: 2ª sériept_BR
dc.typeMódulopt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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