Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-05-11T16:26:55Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-11T16:26:55Z-
dc.date.issued2007-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2007. 88 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/400-
dc.description.resumoPorque iniciar um curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano? O modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante, recheado de aspectos ético, filosófico e alvo de avanço técnico muito intenso. Importantes questões ligadas à procriação permanecem refletidas na busca crescente de técnicas avançadas de reprodução assistida. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos gerados pela superpopulação, especialmente em países muito pobres. A pluripotencialidade para organogênese, característica de células tronco embrionárias forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças incuráveis como a paralisia. O sequenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle do desenvolvimento embrionário. O Módulo Temático Concepção e Formação do Ser Humano traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e aspectos bioéticos. Os assuntos serão abordados através dos grupos tutoriais, conferências e atividades práticas explicitados neste manual, visando dar base para aplicação durante os diversos módulos temáticos que se seguirão e durante todo o curso de medicina. O manual traz o conteúdo e os objetivos a serem alcançados e detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEmbriologiapt_BR
dc.subjectGametogênesept_BR
dc.subjectFertilizaçãopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleConcepção e formação do ser humano: módulo 102pt_BR
dc.title.alternativeMódulo 102: concepção e formação do ser humanopt_BR
dc.typeMódulopt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mod 102 tutor 2007.pdf
  Restricted Access
MODULOS_ESCS_MED_concepcaoeformacaodoserhumano1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.