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https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/355
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino, serviço, comunidade III |
Título(s) alternativo(s): | IESC III - Integração ensino serviço comunidade |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | Na unidade educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade – IESC da 3ª série estaremos proporcionando aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito a instrumentalização dos estudantes para um exame das condições de saúde da população local, reconhecer e entender como se engendram os aspectos individuais e coletivos que concorrem na determinação das condições de saúde/doença de seus habitantes e elaborar estratégias de enfrentamento dessa realidade. Nesse percurso estaremos utilizando a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma seqüência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez. A primeira etapa é constituída pela observação da realidade, por meio de visita e entrevista com os profissionais de diversos setores da comunidade, como Gerência de Saúde da Comunidade, Centro de Saúde e Administração, objetivando conhecer a realidade de saúde por meio do acesso às informações produzidas pelo sistema de saúde e outros, como por exemplo, dados de morbi-mortalidade, e da Sala de Situação; população da regional (idade, sexo, atividades produtivas, renda etc); equipamentos sociais (educação, serviços sociais, lazer, saúde, segurança, etc); aspectos históricos e culturais (eventos importantes, migração etc); conhecimento da organização da Administração; conhecimento sobre a organização do Centro de Saúde (organograma, nº de profissionais e categorias -previstos e existentes, programas oferecidos /responsáveis / número médio de participantes e rotina do atendimento - nº de consultas, visitas domiciliares, reuniões - etc); problemas mais relevantes identificados pelos diferentes atores sociais; e, observação direta da comunidade. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos pontos-chave, ou seja, os elementos que se associam ao problema de saúde que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes proporão uma investigação científica. Na etapa seguinte ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, finalmente, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino, serviço, comunidade III. Brasília: FEPECS, 2006. 19 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/355 |
Data do documento: | Jan-2006 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IESC III 2006.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_interacaoservicocomunidade3 | 361,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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