Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/353
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Escola Superior de Ciências da Saúde | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T18:40:03Z | - |
dc.date.available | 2023-04-30 | - |
dc.date.available | 2023-04-14T18:40:03Z | - |
dc.date.issued | 2006-05 | - |
dc.identifier.citation | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: curso de medicina: 1ª série. Brasília: FEPECS, 2006. 34 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/353 | - |
dc.description.resumo | Diante do perfil almejado de profissional com formação geral, procurou-se delinear as competências e habilidades necessárias para que o mesmo esteja apto para as necessidades atuais e os vários papéis dentro do sistema de saúde. As atividades foram organizadas e integradas com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, procurou-se fortalecer, ao longo do desenvolvimento das atividades, o trabalho em pequenos grupos, a diversificação dos cenários e as metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes será realizado de forma longitudinal, contínua e estruturada para os quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta e simultânea de docentes da Comunicação e da Semiologia. É inquestionável o papel da Comunicação na formação do profissional médico, pois envolve um conjunto de saberes e práticas que privilegiam não só a dimensão biológica do ensino em saúde, mas também os aspectos psicossociais e culturais, valorizando, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, coerente e sensível às necessidades do indivíduo e da comunidade. O propósito é desenvolver no estudante a capacidade de comunicar-se de forma clara, empática, com conhecimento técnico, postura ética e humanística no exercício profissional com o paciente, a família, a comunidade, os demais profissionais do setor saúde e aqueles que promovem interface com este, respeitando os diferentes valores e crenças. Esta abordagem inclui os aspectos técnicos, éticos e humanísticos, sustentados pela Psicologia Médica, Antropologia, História, Filosofia e Sociologia, favorecendo assim o aprendizado e uma atenção integral, nos quais estão envolvidos o pensar, o sentir e o agir comunicativo. A semiologia é uma arte que envolve o domínio de técnicas de obtenção de história clínica, de destreza na realização de exame físico e de análise de dados com o intuito de obtenção do diagnóstico, de proposição terapêutica e do estabelecimento do prognóstico. A obtenção de história clínica e de exame físico apropriados, assim como a análise dos dados, requer do examinador a correlação e a integração ampla de conhecimentos, tais como a anatomia, a fisiologia, a patologia e a farmacologia. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS serão enfatizados os aspectos inerentes aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. A formação profissional se dará, desde o início, tanto com o estudante integrado aos programas de saúde e atividades clínicas nos serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal– SES-DF, como nos laboratórios de treinamento de habilidades, onde desenvolverão técnicas científicas e humanas na abordagem e na atuação das práticas médicas. A integração das atividades de Comunicação e Semiologia constitui um marco diferencial no modelo de aprendizagem baseada em problemas, propiciando a humanização da relação médico-paciente e reforçando o desenvolvimento de habilidades técnicas compatíveis com as necessidades dos tempos atuais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ESCS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Relação médico - paciente | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em medicina | pt_BR |
dc.subject | Semiologia | pt_BR |
dc.subject | Anatomia | pt_BR |
dc.subject | Fisiologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.title | Habilidades e atitudes: curso de medicina: 1ª série | pt_BR |
dc.title.alternative | Habilidades e atitudes: 1ª série | pt_BR |
dc.type | Módulo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manual de HA 2006.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudes2006 | 425,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Habilidades e Atitudes I - 2006.pdf Restricted Access | 347,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.