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https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1360
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Evidências de validade de curso para profissionais da atenção primária à saúde sobre o manejo em saúde mental de gestantes e puérperas |
metadata.dc.creator: | Rocha, Flávia Ribeiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barros, Ângela Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Arrais, Alessandra da Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Elisabete Mesquita Peres de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Carlos Manoel Lopes |
metadata.dc.description.resumo: | Introdução: Durante a gestação e puerpério, as mulheres vivenciam transformações físicas, biológicas, psíquicas e emocionais. No entanto, a assistência à saúde pouco atua para rastrear e tratar os aspectos psíquicos e emocionais. Isso implica em encaminhamentos recorrentes para serviços de saúde mental, o que pode estar associado à falta de capacitação desses profissionais para o atendimento a essas demandas. Assim, faz-se necessário desenvolver estratégias para melhorar a qualidade da assistência à saúde mental de gestantes e puérperas na atenção primária à saúde. Objetivos: Identificar evidências de validade do curso para qualificação de profissionais da atenção primária à saúde sobre o cuidado em saúde mental materna, considerando o sofrimento psíquico e/ou vulnerabilidade psicossocial apresentado por gestantes e puérperas. Método: estudo transversal com abordagem quanti-qualitativa para análise situacional e para confirmar o quanto o problema está presente na prática profissional e, em seguida, realizou-se estudo metodológico de validação de conteúdo e semântica utilizando-se o referencial teórico de Pasquali. No estudo transversal a amostra foi composta por 78 profissionais de saúde de equipes da Estratégia Saúde da Família atuantes em sete Unidades Básicas de Saúde. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário de caracterização dos profissionais e outro para análise situacional, posteriormente esses dados foram processados pelos softwares Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 26.0 e IRaMuTeQ. A validação do conteúdo do curso foi realizada por oito juízes que foram selecionados por meio do currículo na Plataforma Lattes. Para validação semântica pelo público alvo, o curso foi oferecido aos gerentes de Unidades Básicas de Saúde para estabelecer parcerias para a oferta do curso nos serviços. Participaram 32 profissionais de saúde atuantes em três Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Na etapa de validação do conteúdo a coleta se deu por meio de um instrumento utilizado para avaliar materiais educativos em saúde e para validação semântica utilizou-se de um instrumento desenvolvido pelos próprios autores. A validade foi verificada de forma quantitativa por meio do Índice de Validade de Conteúdo, para tabulação e cálculo das médias utilizando o Microsoft Excel. Resultados: A análise situacional demonstrou que cerca de metade dos profissionais de saúde atendem diariamente gestantes e/ou puérperas (55,1%). Para 66,7% desses profissionais, em poucos atendimentos a esse público, eles identificam sinais e/ou 7 sintomas de sofrimento emocional/psíquico/mental. Quanto à capacitação dos profissionais para atuar e ajudar gestantes e/ou puérperas em relação à saúde mental delas, 76,9% têm dúvidas e 89,7% não participaram de uma capacitação sobre o assunto e todos concordaram com sua relevância. Da análise textual das respostas discursivas resultaram duas categorias: "Escuta qualificada como instrumento de acolhimento" e "Atendimento compartilhado e encaminhamento para profissional especializado". Na análise do conteúdo, obteve-se um índice de validade de conteúdo global de 0,96 e na validação semântica, de 0,87. Foram feitos ajustes na estrutura do curso atendendo às sugestões dos juízes. Os profissionais de saúde destacaram a relevância do tema e sugeriram ampliar a duração do curso. Produtos desenvolvidos: Produto 1: artigo original “Saúde mental materna na perspectiva de profissionais da atenção primária”. Produto 2: artigo original “Evidências de validade de curso sobre saúde mental perinatal para profissionais da atenção primária”. Produto 3: Projeto pedagógico do “Curso de capacitação sobre saúde mental perinatal para profissionais da atenção primária”. O curso foi dividido em 3 momentos: 1º Momento - Introdução ao tema da Saúde Mental Perinatal por meio de aula expositiva-dialogada; 2º Momento - Apresentação e discussão de casos clínicos, através da apresentação audiovisual de quatro casos clínicos envolvendo questões emocionais e psicossociais; 3º Momento - Avaliação do curso pelos profissionais. Os participantes do curso receberam ainda um documento de apoio em formato digital contendo os locais dos serviços de saúde mental e dos direitos das gestantes e puérperas. Esses produtos estão alinhados à linha de pesquisa de Qualidade na Assistência à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Conclusões: Verificou-se que os profissionais alegam atender gestantes ou puérperas em situações de risco ou vulnerabilidade psicossocial. Grande parte referiu ter dúvidas durante os atendimentos relacionados à saúde mental perinatal e não ter recebido nenhum tipo de capacitação nessa temática. As condutas são baseadas no acolhimento com escuta qualificada e os encaminhamentos parecem ser frequentes, reforçando a importância de capacitação sobre esse tema. O curso apresentou evidências de validade de conteúdo e semântica satisfatórias, podendo ser utilizado em programas de educação permanente sobre saúde mental perinatal para profissionais da atenção primária à saúde, com capacidade de ser ofertado no formato online. O projeto pedagógico estruturado com metodologias inovadoras agrega relevância ao produto desenvolvido e o qualifica para gerar impacto real para influenciar a formação na área da saúde e, consequentemente, promover melhorias na prática profissional, com devolução dos resultados para a população. O curso foi testado in loco para garantir sua aplicabilidade local, podendo ser facilmente replicado para serviços de atenção primária à saúde de todo país. |
Abstract: | Introduction: During pregnancy and the postpartum period, women experience physical, biological, psychological, and emotional changes. However, health care does little to track and treat psychological and emotional aspects. This implies recurrent referrals to mental health services, which may be associated with the lack of training of these professionals to meet these demands. Therefore, it is necessary to develop strategies to improve the quality of mental health care for pregnant and postpartum women in primary health care. Objectives: To identify validity evidence for a training course aimed at qualifying primary health care professionals in maternal mental health care, considering psychological distress and/or psychosocial vulnerability experienced by pregnant and postpartum women. Method: A cross-sectional study with a quantitative and qualitative approach for situational analysis was conducted, followed by a methodological study of content and semantic validation using Pasquali's theoretical framework. The cross-sectional study included a sample of 78 health professionals from Family Health Strategy teams working in seven Basic Health Units in the Central Health Region of the Federal District. Data collection involved a characterization questionnaire for the professionals and another for situational analysis, processed using Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 26.0 and IRaMuTeQ. Content validation of the course involved eight judges selected based on their expertise as indicated in their Lattes Platform profiles. For semantic validation by the target audience, 32 health professionals from three Basic Health Units in the Federal District participated. Data collection for content validation used an instrument for evaluating health educational materials, while semantic validation employed an instrument developed by the authors. Quantitative validity was assessed using the Content Validity Index, with data tabulated and analyzed using Microsoft Excel. Results: The situational analysis showed that approximately half of the health professionals provide daily care to pregnant and/or postpartum women (55.1%). For 66.7% of these professionals, in a few consultations with this population, they identify signs and/or symptoms of emotional/psychological/mental distress. Regarding the training of professionals to act and help pregnant and/or postpartum women in relation to their mental health, 76.9% have doubts and 89.7% have not participated in training 10 on the subject, and all agreed on its relevance. The textual analysis of the discursive responses resulted in two categories: "Qualified listening as a welcoming instrument" and "Shared care and referral to a specialized professional". The content analysis obtained an overall content validity index of 0.96 and the semantic validation index of 0.87. Adjustments were made to the course structure in response to the judges' suggestions. The health professionals highlighted the relevance of the topic and suggested extending the course duration. Developed Products: Product 1: original article “Maternal mental health from the perspective of primary care professionals”. Product 2: original article “Evidence of validity of a course on perinatal mental health for primary care professionals”. Product 3: Pedagogical project for the “Training course on perinatal mental health for primary care professionals”. The course was divided into 3 parts: 1st part - Introduction to the topic of perinatal mental health through an expository-dialogue class; 2nd part - Presentation and discussion of clinical cases, through the audiovisual presentation of four clinical cases involving emotional and psychosocial issues; 3rd part - Evaluation of the course by professionals. Course participants also received a supporting document in digital format containing the locations of mental health services and the rights of pregnant and postpartum women. These products are aligned with the research line of Quality in Healthcare for Women, Children and Adolescents. Conclusions: It was found that professionals claim to provide care to pregnant or postpartum women in situations of risk or psychosocial vulnerability. Many reported having doubts during care related to perinatal mental health and not having received any type of training on this topic. The conduct is based on welcoming with qualified listening and referrals seem to be frequent, reinforcing the importance of training on this topic. The course presented satisfactory evidence of content and semantic validity, and can be used in continuing education programs on perinatal mental health for primary health care professionals, with the capacity to be offered in an online format. The pedagogical project structured with innovative methodologies adds relevance to the developed product and qualifies it to generate a real impact to influence training in the health area and, consequently, promote improvements in professional practice, with feedback of the results to the population. The course was tested in loco to ensure its local applicability, and can be easily replicated for primary health care services throughout the country. |
Keywords: | Saúde mental Gestantes Período Pós-Parto Atenção Primária à Saúde Educação Médica Continuada |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
metadata.dc.publisher.department: | Coordenação de Pós-Graduação e Extensão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde |
Citation: | ROCHA, Flávia Ribeiro. Evidências de validade de curso para profissionais da atenção primária à saúde sobre o manejo em saúde mental de gestantes e puérperas. Orientadora: Ângela Ferreira Barros. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde) - Coordenação de Pós-Graduação e Extensão, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, DF, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1360 |
Issue Date: | 30-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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