Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1278
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF
Other Titles: The novelty lives next door: cordel literature as educational material for workers in Primary Health Care in Ceilândia-DF
metadata.dc.creator: Oliveira, Daniela Sousa de
Souza, Silvana Pereira Dantas Evangelista de
Nunes, Caroline Jonas Rezaghi Ricomini
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com trabalhadores da Atenção Primária de Saúde (APS), no momento de conversão do modelo biomédico/tradicional para o modelo de base comunitária (Estratégias de Saúde da Família–ESF). Realizou-se rodas de conversas para sensibilização dos trabalhadores que tinham o processo de trabalho pautado no modelo biomédico, com o objetivo de introdução da concepção da ESF. A metodologia utilizada para produção das informações foi entrevista semiestruturadas e gravação por um gravador de voz dos encontros, analisada pela técnica teórica-reflexiva. Utilizou-se como material educativo o cordel, um recurso que além de facilitar o desenvolvimento da temática ainda proporcionou aos participantes e facilitadores um espaço para a dialética. A utilização da literatura do Cordel como material educativo possibilitou maior envolvimento dos participantes com as temáticas trabalhadas, construção de vínculos, identificação com as problemáticas apresentadas e principalmente produção de afeto entres os implicados.
Abstract: This is a qualitative approach study developed with Primary Health Care (PHC) workers, at the time of converting the health care model, converting the biomedical and traditional model to the community based model, to Health Strategies of the Family (FHS). The objective was to hold talks to raise awareness among workers who had the work process based on the biomedical model, to introduce the concept of the FHS. The methodology used for the production of the information was semi-structured interviews and recorded by a voice recorder of the meetings, analyzed by the reflective theoretical technique. The use of cordel as educational material was a resource that, in addition to facilitating thematic development, also provided participants and facilitators with a space for dialectics.
Keywords: Atenção primária à saúde
Estratégias de saúde da família
Modelos de saúde
Educação em saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: OLIVEIRA, D. S.; SOUZA, S. P. D. E.; NUNES, C. J. R. R. A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF. Health Residencies Journal , [S. l.], v. 2, n. 9, p. 24–51, 2021. DOI: 10.51723/hrj.v2i9.124. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/124. Acesso em: 27 ago. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.51723/hrj.v2i9.124
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1278
Issue Date: 10-Feb-2021
Appears in Collections:Saúde Mental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
demetrio,+124-Texto+do+artigo-448-1-9-20201119.pdfARTIGO_HRJ_RES_anovidademoraaolado546,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.