Please use this identifier to cite or link to this item: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/78
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Planejamento da assistência em enfermagem: proposta para implementação de um instrumento administrativo-assistencial
Other Titles: Nursing care planning: proposal for implementation of an administrative-care instrument
metadata.dc.creator: Borges, Thiara Aparecida Correia
Sá, Rebeca Caetano
Neves, Maria das Graças Camargo
metadata.dc.description.resumo: Introdução: Tendo como base os meios e normas que regem a atividade do enfermeiro e a correta aplicação da Sistematização da Assistência da Enfermagem como parte do planejamento de um cuidado associado ao conhecimento científico e a necessidade de organização, foi elaborado um instrumento capaz de facilitar, otimizar e oferecer informações pertinentes à assistência do indivíduo em uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais – UCIN. Sua utilização serve ainda como base para a elaboração de dados estatísticos e produção de indicadores de avaliação e monitoramento. Objetivo: Analisar a influência da implementação de um protocolo administrativo‑assistencial norteador do cuidado na organização e planejamento dos serviços de enfermagem de uma unidade neonatal.Metodologia: Trata‑se de um relato de experiência abordando a criação de um protocolo administrativo‑assistencial utilizado para o planejamento do cuidado ao usuário, incluindo a sua implementação em uma UCIN.Conclusão: Após a implementação do referido instrumento, observou‑se a otimização do tempo de visita às enfermarias, visto que a coleta de dados passou a ser direcionada. O atendimento ao paciente tornou‑se mais eficaz, pois com as informações contidas havia um norteamento do exame físico conforme o quadro clínico e particularidades de cada cliente. Proporcionou‑se uma maior organização e planejamento da assistência a ser prestada e dos procedimentos de enfermagem a serem realizados no período. Houve também uma importante contribuição da planilha como fonte de dados para formação de indicadores de avaliação e monitoramento das inovações realizadas.
Abstract: Introduction: Based on rules and regulations governing nursing activity as well as the obligation of applying the Systematization of Nursing Assistance as part of care planning in conjunction with scientific knowledge and the need for organization, there was an elaboration of a tool capable of facilitating, optimizing and delivering relevant information towards the individual care in the Neonatal Intermediate Care Unit ‑ NICU. Also aiming its utilization as a base for statistical information and training indicators. Objective: Demonstrate the effect and improvement of the organization and planning of nursing services by making use of an administrative tool and healthcare guiding. Methodology: This is an experience report that discusses the setting up an administrative tool and healthcare guidance for customer care planning and its implementation in a neonatal unit. Conclusion: We conclude that after the implementation this instrument, time of visit the wards was optimized‑since data gathering went on to be directed; patient care has become more effective since the information contained a well‑documented and detailed physical examination according to the disorders and characteristics of each client. Providing a greater organization and planning care to be provided as well as the nursing procedures to be carried out within that period as well as the significant contribution of the worksheet as the data source for training.
Keywords: Planejamento em saúde
Serviços de enfermagem
Indicadores de serviços
Protocolo administrativo-assistencial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: BORGES, Thiara Aparecida Correia; SÁ, Rebeca Caetano de; NEVES, Maria da Graça Camargo. Planejamento da Assistência em Enfermagem: proposta para implementação de um instrumento administrativo-assistencial. Comunicação em Ciências da Saúde, [S.l.], v. 28, n. 03/04, p. 413-418, aug. 2018. ISSN 1980-5101. Disponível em: <http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/283>.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/78
Issue Date: 23-Aug-2018
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document (2).pdfBORGES V28 N03161,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.