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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estresse e vida acadêmica no decorrer do curso de graduação em Enfermagem.
Other Titles: Stress and academic life during the Nursing undergraduate course.
metadata.dc.creator: Sales, Ianne Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Faciol, Adriano Machado
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Aferir e comparar os níveis de estresse entre os estudantes do segundo e terceiro ano do curso de graduação em Enfermagem e sua possível relação com a vida acadêmica. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratóriodescritivo, com abordagem quantitativa, realizada com 99 estudantes do segundo e terceiro ano do curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal durante o ano de 2016. Foi utilizada a Escala de Estresse Percebido (EEP) e uma escala de fatores acadêmicos (do tipo likert) não validada, a qual contém 29 afirmações a respeito do cotidiano das atividades acadêmicas na ESCS. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS versão 21.0. Resultados: estudantes mais velhos apresentam níveis mais altos de estresse. Os estudantes da segunda série apresentam maior pontuação na média de estresse (24 pontos) do que estudantes de terceira série (22,94 pontos). 1 aluno da segunda série apresentou alto nível de estresse. Conclusão: A partir da aferição dos fatores acadêmicos mais ressaltados pelos estudantes, infere-se que algumas medidas poderiam colaborar para a diminuição dos níveis de estresse na instituição, as quais seriam: mais atividades de monitorias, localização mais centralizada da faculdade, construção de um restaurante universitário, adoção de um regime de dependências, implantação de um período letivo semestral e adaptações na avaliação critério-referenciada.
Abstract: Objective: To assess and compare the stress levels among students of the second and third year of the undergraduate course in Nursing and its relation to academic life. Methods: This is an exploratory-descriptive study, with a quantitative approach, performed with 99 students from the second and third year of the undergraduate course in Nursing in Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal during the year 2016. The Perceived Stress Scale (PSS) and a range of academic factors (Likert type), not validated, were used. The last one contains 29 statements about everyday academic activities in ESCS. The study was approved by the Ethics Committee. SPSS software version 21.0 was used to analyze the data. Results: older students present higher average stress than younger students. Second-graders score higher on mean stress (24 points) than third-graders (22 points). 1 student from the 2nd year presented a high level of stress. Conclusion: Based on the assessment of the academic factors most emphasized by the students, it apears that some changes could contribute to the reduction of stress levels in the institution, which would be: more mentoring activities, a more centralized location for the faculty, the construction of an university restaurant, the use of a repeating modules/goals system, implementation of a six-month school term, improvements to the criterion-referenced assessment.
Keywords: Estudantes de enfermagem
Vida acadêmica
Estudante - estresse
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciência da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Coordenação do Curso de Enfermagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/43
Issue Date: 31-Oct-2018
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