Please use this identifier to cite or link to this item: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/28
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa
metadata.dc.creator: Almeida, Adna Seabra de
metadata.dc.contributor.advisor1: Castelo Branco, Huara Paiva
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Sintetizar o referencial teórico da metodologia de simulação realística como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa de literatura orientada pelas etapas preconizadas pelo Joanna Briggs Institute, a partir do PICO, como a metodologia de ensino simulação realística favorece a aprendizagem significativa em graduandos em enfermagem considerando os diferentes níveis de fidelidade?. A seleção dos artigos ocorreu de abril a agosto de 2018 na BVS/Bireme, PubMed, Medline, Lilacs, BDENF e Scielo. Foram incluídas 17 publicações na íntegra, entre os anos 2014 a 2018, nos idiomas português e inglês, analisadas conforme a técnica análise temática de Minayo. Resultados/Discussão: A amostra foi composta por 11 publicações descrevendo experiências em universidades estrangeiras e 6 brasileiras, com maior frequência em língua inglesa e em 2016. As publicações apontaram o impacto que a metodologia de simulação realística podem produzir, em forma de aprendizado eficiente e significativo, quando orientadas por parâmetros de planejamento e operacionalização do método. Quanto a fidelidade da simulação os artigos que apresentavam alta fidelidade, atestam que quanto mais fiel a simulação, mais perto da realidade o estudante se encontrará, porém, um dos obstáculos encontrados nos artigos foi a falta de financiamento. Conclusão: A simulação corresponde a um método eficaz por ocorrer interação entre teoria e prática, proporcionando ao estudante participação direta na construção do seu conhecimento tornando-o significativo.
Keywords: Estudantes de enfermagem
Enfermagem - ensino
Tecnologia educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Coordenação do Curso de Enfermagem
Citation: ALMEIDA, Adna Seabra de; CASTELO BRANCO, Huara Paiva. Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Secretaria de Estado de Saúde do distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/28
Issue Date: 31-Oct-2018
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Adna Seabra de Almeida.pdfAlmeida, Adna - Graduação enfermagem526,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.