Please use this identifier to cite or link to this item: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/183
metadata.dc.type: Livro
Title: Práticas de alimentação e nutrição na prevenção e enfrentamento à Covid-19
metadata.dc.creator: Orsine, Joice Vinhal Costa
Costa, Rafael Vinhal da
Rocha, Tatiana Evangelista da Silva
Alves, Alessandra Ribeiro de Freitas Nery
metadata.dc.description.resumo: A obra “Práticas de Alimentação e Nutrição na Prevenção e Enfrentamento à COVID-19” contém cinco capítulos, com caráter de revisão bibliográfica para a área de Ciências da Saúde com abrangência para todas as questões que envolvem a doença COVID-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, com a água e os alimentos, a nutrição, a utilização de ervas medicinais na prevenção e/ou tratamento, e ainda os cuidados a serem adotados pelas empresas fornecedoras de alimentos durante e após a pandemia. O livro também aborda o importante papel do nutricionista, em suas diversas áreas de atuação, na prevenção e tratamento da COVID-19. No livro há um grande apelo, fundamentado em aspectos técnico-científicos, para que o indivíduo avalie a importância dos alimentos, sobretudo quando analisada a doença COVID-19. o Capítulo 1, titulado “Práticas higiênicas e alimentares de prevenção de COVID-19 em face da possibilidade de transmissão fecal-oral”, foram discutidas as publicações científicas sobre o coronavírus, relacionadas à sua origem, sintomas e formas de transmissão com foco na possível transmissão fecal-oral, controle da pandemia, as formas de prevenção, além das recomendações pelos principais órgãos de saúde sobre o estilo de vida saudável aliado à forma mais branda da doença. Capítulo 2, titulado “Suplementação dietética e nutricional na profilaxia e tratamento de COVID-19 em pacientes com alterações nutricionais e metabólicas”, foram aprofundados os assuntos sobre como a obesidade e as hipovitaminoses aumentam a patogenicidade e gravidade da COVID-19. Capítulo 3, titulado “Ervas medicinais como agentes adjuvantes na prevenção e no tratamento de coronavírus SARS-CoV-2”, foram abordados os estudos científicos realizados que consideraram a utilização de algumas ervas medicinais e seu grande potencial na profilaxia e tratamento da COVID-19. Capítulo 4, titulado “Serviços de Alimentação no contexto da pandemia de COVID-19”, foi relatada a importância da adequação dos serviços de alimentação para a garantia da segurança alimentar, quando pensadas as diversas possibilidades de transmissão do vírus SARS-CoV-2, via manipuladores de alimentos, comensais e até mesmo profissionais responsáveis pela entrega dos alimentos, no sistema delivery. Capítulo 5, titulado “O profissional de nutrição como agente protagonista no enfrentamento da COVID-19: as diversas vertentes de sua atuação”, foram discutidas as incontáveis possibilidades de atuação dos profissionais da Nutrição na prevenção e combate à COVID-19.
Keywords: Nutrição
Alimentação
SARS-CoV-2
Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ORSINE, Joice Vinhal Costa et al. Práticas de alimentação e nutrição na prevenção e enfrentamento à Covid-19. Goiânia: IF Goiano, 2021. E-book. 111 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/183
Issue Date: 10-May-2021
Appears in Collections:E-Books

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Praticas_de_alimentacao-e_Nutrição_na_Prevenção_e_Combate_à_COVID-19.pdfEBOOK_orsine_praticasdealimentacaoenutricao1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.