Please use this identifier to cite or link to this item: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/105
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Title: Triagem de sarcopenia (SARC-F) e força de preensão palmar em uma paciente idosa com insuficiência cardíaca congestiva
metadata.dc.creator: Gomes, Lorrany Fernandes
Baptistella, Melorie Kern Capovilla Sarubo
Paz, Ramyne de Castro da
Silva, Anna Paula de Sousa
Sottomaior, Carla Larissa Cunha
Fortes, Renata Costa
metadata.dc.description.resumo: Introdução: a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é uma das doenças que mais acomete os idosos. Aproximadamente um quinto dos idosos com ICC são acometidos pela sarcopenia. A sarcopenia pode ser caracterizada como um conjunto de sintomas próprios descrito pela perda gradual e generalizada da massa muscular esquelética relacionada à perda de força e/ou função, que pode gerar impacto na remissão da doença e autossuficiência na recuperação após um procedimento cirúrgico. Objetivo: investigar o risco de sarcopenia e a força de preensão palmar em uma paciente idosa com ICC internada em um hospital de referência do Distrito Federal. Métodos: trata-se de um relato de caso clínico de uma paciente idosa internada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), em março de 2018, para submissão à cirurgia cardíaca. Resultados: A paciente foi classificada como sem risco nutricional pela NRS2002 e com estado nutricional normal por meio da MAN-SF. De acordo com o instrumento MUST, ela apresentou baixo risco de desnutrição. Por meio do questionário SARC-F a paciente foi classificada como sinais sugestivos de sarcopenia. A paciente obteve um IMC de 25,5kg/m², com classificação de eutrofia segundo Lipschitz. Apresentou uma circunferência da panturrilha de 29 cm, sendo classificada como inadequada e uma força de preensão palmar de 17kgf, representando fraqueza muscular. Conclusão: a triagem da sarcopenia é útil para identificar a presença dessa síndrome geriátrica, o que favorece a implementação de um plano de cuidado do idoso de forma multidisciplinar. A associação de diversos métodos é de suma importância para complementar o diagnóstico e classificação do estado nutricional e da sarcopenia do idoso.
Keywords: Sarcopenia
Idoso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Editora JRG
Citation: GOMES, L. F.; SOTTMAIOR, C. L. C.; SILVA, A. P. S.; PAZ, R. C.; BAPTISTELLA, M. K. C. S.; FORTES, R. C. Triagem de sarcopenia (SARC-F) e força de preensão palmar em uma paciente idosa com insuficiência cardíaca congestiva. In: HAACK, A.; FORTES, R. C.; SALOMON, A. L. R. (coord.) Sarcopenia: aspectos teóricos e práticos para profissionais de saúde. e-book Brasília: Editora JRG, 2018. p. 338 - 354. Disponível em: http://editorajrg.com/wp-content/uploads/Sarcopenia4.pdf.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://10.233.90.10:8080/jspui/handle/prefix/105
Issue Date: 20-Apr-2018
Appears in Collections:Capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
triagem de sarcopenia.pdfCAPLIVRO_triagemdesarcopenia456,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.