Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/73
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na formação de profissionais em saúde: adaptação do estudante procedente do sistema tradicional de ensino
Título(s) alternativo(s): Active methodologies of teaching and learning in the training of professionals in health: adaptation of the student coming from the traditional system of teaching
Autor(es): Resende, Vanessa Taiane de
Primeiro Orientador: Silva, Creto Valdivino e
Resumo: Objetivo: Identificar as potencialidade e fragilidades dos estudantes transferidos de instituição tradicional no processo de ensino e aprendizagem e na avaliação ao utilizar as variedades de metodologia ativa. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo quantitativo do tipo série de casos, com amostra de 27 participantes. Resultados e Discussão: 68% com pouco ou nenhum conhecimento sobre o método ativo; 96% tiveram algum grau de dificuldade para se adaptar ao método; fragilidades na adaptação: organização do tempo para estudo; fortalezas: apoio de seus familiares e a amizade com os colegas. Conclusão: O estudo contribuirá para a instituição adequar o acolhimento dos futuros transferidos.
Abstract: Objective: Identify the potentialities and dificulties of the students transferred in the teaching and learning process and in the evaluation when using the varieties of active methodology. Méthods: Descriptive quantitative study of the series of cases, with a sample of 27 participants. Results and Discussions: 68% with little or none about the active method; 96% had some degree of difficulty to adapt to the method; dificulties in adaptation: organization of study time; potencialities: family support and friendship with colleagues. Conclusion: The study will contribute to the institution to adapt the future of the transfer student.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Educação superior
Educação em saúde
Metodologia de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Enfermagem
Citação: RESENDE, Vanessa Taiane de. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na formação de profissionais em saúde: adaptação do estudante procedente do sistema tradicional de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Coordenação do Curso de Enfermagem, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/73
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vanessa Taiane de Resende.pdfVANESSA RESENDE - ENF ESCS508,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.