Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/28
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa
Autor(es): Almeida, Adna Seabra de
Primeiro Orientador: Castelo Branco, Huara Paiva
Resumo: Objetivo: Sintetizar o referencial teórico da metodologia de simulação realística como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa de literatura orientada pelas etapas preconizadas pelo Joanna Briggs Institute, a partir do PICO, como a metodologia de ensino simulação realística favorece a aprendizagem significativa em graduandos em enfermagem considerando os diferentes níveis de fidelidade?. A seleção dos artigos ocorreu de abril a agosto de 2018 na BVS/Bireme, PubMed, Medline, Lilacs, BDENF e Scielo. Foram incluídas 17 publicações na íntegra, entre os anos 2014 a 2018, nos idiomas português e inglês, analisadas conforme a técnica análise temática de Minayo. Resultados/Discussão: A amostra foi composta por 11 publicações descrevendo experiências em universidades estrangeiras e 6 brasileiras, com maior frequência em língua inglesa e em 2016. As publicações apontaram o impacto que a metodologia de simulação realística podem produzir, em forma de aprendizado eficiente e significativo, quando orientadas por parâmetros de planejamento e operacionalização do método. Quanto a fidelidade da simulação os artigos que apresentavam alta fidelidade, atestam que quanto mais fiel a simulação, mais perto da realidade o estudante se encontrará, porém, um dos obstáculos encontrados nos artigos foi a falta de financiamento. Conclusão: A simulação corresponde a um método eficaz por ocorrer interação entre teoria e prática, proporcionando ao estudante participação direta na construção do seu conhecimento tornando-o significativo.
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem
Enfermagem - ensino
Tecnologia educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Enfermagem
Citação: ALMEIDA, Adna Seabra de; CASTELO BRANCO, Huara Paiva. Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Secretaria de Estado de Saúde do distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/28
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adna Seabra de Almeida.pdfAlmeida, Adna - Graduação enfermagem526,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.