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Tipo: Dissertação
Título: Escala de atitudes profissionais do estudante de medicina: validação e avaliação do desempenho dos estudantes de acordo com suas características sociais e demográficas
Autor(es): Santos, Wilton Silva dos
Primeiro Orientador: Mennin, Stewart
Resumo: Introdução: Profissionalismo é um termo que vem sendo utilizado como referência a um conjunto de atitudes e comportamentos considerados essenciais ao bom exercício profissional. Em linhas gerais, expressa o compromisso ético, moral e humanístico que o médico deve manter no decurso do exercício do seu trabalho. Inúmeras escolas vêm incorporando o ensino de atitudes profissionais no currículo de graduação em medicina, em resposta às demandas crescentes pela qualificação da atenção à saúde. A falta de instrumentos adequados para avaliação desse tipo de aprendizagem no ensino de graduação tem dificultado a integração de programas voltados para o desenvolvimento profissional dos estudantes nos cursos de medicina, uma vez que questões relativas à eficácia das diferentes abordagens de ensino descritas ficam sem respostas. Objetivos: Esse estudo foi realizado com o objetivo de validar uma escala de atitudes para uso no curso de graduação em medicina e avaliar o desempenho atitudinal dos estudantes de acordo com suas características sociais e demográficas. Métodos: Trata-se de estudo transversal onde uma escala de atitudes com 102 itens foi aplicada em 310 estudantes de graduação em medicina, de diferentes fases do curso. O instrumento foi submetido à análise fatorial com o objetivo de se identificar sua estrutura fatorial interna, o número de dimensões latentes na estrutura obtida e a consistência interna de cada uma delas. O desempenho dos estudantes foi avaliado comparativamente de acordo com fase do curso, gênero, idade, sistema de ingresso no curso (cotas sociais e ampla concorrência), religião, renda familiar e estado civil. Resultados: Foi obtida uma escala de 50 itens denominada Escala de Atitudes Profissionais do Estudante de Medicina (EAPEM-50), com 6 fatores com evidência de validade relacionada ao construto: F1=“comunicação e relações humanas em saúde”, F2=“ética”, F3=“aprimoramento profissional”, F4=“autoavaliação”; F5=“crenças” e F6=“determinantes sociais”. O Fator Geral (FG) foi obtido a partir das subescalas de cada um dos fatores, sendo denominado “profissionalismo médico”. Os valores de α (Cronbach) variaram de 0,65-0,87 e F1 foi o que obteve maior consistência interna (α=0,87). Foram avaliados 310 estudantes de diferentes séries do curso, com idade variando de 18-47 anos ( +DP=23,23,6). O desempenho médio dos estudantes na fase pré-clínica do curso (n=158) variou de 3,26-4,85 e x na fase clínica (n=152), de 2,82-4,73 (p<0,05 para todos os fatores, exceto F4; efeito d de Cohen de 0,25-0,63). As mulheres (n=168) apresentaram desempenho médio variando de 3,14-4,82, enquanto os homens (n=142), de 2,93-4,75 (p<0,01 para F1, F2, F3, F5 e FG; efeito d de Cohen de 0,30-0,47). Estudantes que declararam ter uma religião (n=209) obtiveram desempenho atitudinal médio variando de 3,04-4,80, enquanto os que se declararam como “sem religião, ateu ou agnóstico” os escores variaram de 2,95-4,73 (p<0,05 para F1, F3, F4 e FG; efeito d de Cohen de 0,35-0,60). As médias de desempenho segundo o sistema de ingresso no curso variaram de 3,06-4,78 (cotistas) e 3,04-4,79 (não cotistas) não havendo diferença estatística entre esses 2 grupos (p>0,05). Idade e estado civil não repercutiram de forma significativa no desempenho dos estudantes na escala de atitudes obtida. O percentual de estudantes que ingressaram no curso pelo sistema de cotas sociais, com manifesto interesse em trabalhar no sistema público de saúde (19,75%) foi maior do que o dos estudantes da ampla concorrência (8,42%) (p<0,01). Discussão/Conclusões: A escala obtida, de 50 itens, (EAPEM-50) mostrou ser um instrumento fidedigno e com evidência de validade relacionada ao construto para a avaliação das dimensões que compõem o profissionalismo médico. Houve um declínio dos escores médios de atitudes dos estudantes ao longo do curso de graduação em medicina. Estudantes do gênero feminino apresentaram atitudes mais positivas que os do gênero masculino na maioria das dimensões avaliadas. Estudantes que declaram ter uma religião apresentaram escores de desempenho atitudinal maiores do que os estudantes sem religião. O sistema de ingresso no curso (cotas x ampla concorrência), assim como idade, estado civil e renda familiar não influenciaram nos escores de atitudes observados. Estudantes procedentes da rede pública de ensino (sistema de cotas) expressaram maior interesse em atuar o sistema público de saúde.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Competência profissional
Graduação - medicina
Profissional de saúde
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: FEPECS
Citação: SANTOS, Wilton Silva dos. Escala de atitudes profissionais do estudante de medicina: validação e avaliação do desempenho dos estudantes de acordo com suas características sociais e demográficas. 2013. 58 f. Dissertação (Mestrado Internacional em Educação nas Profissões de Saúde), Escola de Educação em Saúde – SHE, Universidade de Maastricht - Holanda, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS, Brasília, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/23
Data do documento: 18-Jun-2013
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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