Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/227
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Teste Progresso: a importância na educação médica
Título(s) alternativo(s): Progress Test: the importance in medical education
Autor(es): Gaudard, Ana Marcia Iunes Salles
Souza, Sulani de
Resumo: Este trabalho se propõe a discutir a crescente importância do Teste de Progresso na educação médica. No mundo, o teste é apresentado com diferentes formatos, visando refletir a variedade dos currículos médicos e diferentes natureza de avaliação, ou seja, formativa ou somativa. Ele tem sido incorporado nas escolas médicas no Brasil e na Escola Superior de Ciências da Saúde. É uma ferramenta de controle de qualidade para a melhoria do processo de aprendizagem; orientado para o estudante, o docente e a instituição. Os testes avaliativos desenvolvidos devem ser válidos e confiáveis. Isto é um desafio sendo necessário que se utilize para tanto de conhecimentos de psicometria para de forma sistemática avaliar essas propriedades.
Abstract: This paper aims to discuss the growing importance of Progress Tests in medical education. In the world, it is presented in different formats to reflect the variety of medical curricula and different nature of assessment, that is, formative or summative. It has been incorporated in medical schools in Brazil and in the Superior School for Health Sciences. It is a quality control tool for the improvement of the learning process, oriented for both, student and teacher, and the institution. The evaluative tests developed need to be valid and reliable. It is a challenge making necessary to use psychometric knowledge to systematically evaluate these properties.
Palavras-chave: Educação médica
Avaliação educacional
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: GAUDARD, A. M. I. S.; SOUZA, S. Teste Progresso: a importância na educação médica. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 32, n. 03, 2021. DOI: 10.51723/ccs.v32i03.1035. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1035. Acesso em: 29 jun. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/227
Data do documento: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID+1035+-+FINAL_TesteProgresso.pdfARTIGO_testedeprogressoaimportancianaeducacaomedica108,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.