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Tipo: Dissertação
Título: O processo de implementação do currículo integrado em uma escola técnica de saúde à luz das representações dos docentes e da avaliação discente
Título(s) alternativo(s): The process of implementing the integrated curriculum at a technical school health considering the representation of teachers and the students evaluation
Autor(es): Camilo, Luciano de Paula
Primeiro Orientador: Ribeiro, Eliana Cláudia Otero
Resumo: Este trabalho analisa o desenvolvimento de atividades-chave que traduzem, sob a perspectiva docente e discente, o currículo integrado adotado pelo curso técnico de enfermagem da ETESB, a partir de pesquisa documental e bibliográfica e do uso de abordagens quali- quantitativas, correlacionando o contexto histórico e institucional da Escola com conceitos relacionados a teorias curriculares e à educação profissional de nível técnico no Brasil. De caráter predominantemente qualitativo, essa pesquisa trabalha a análise de conteúdo das entrevistas com os docentes e a posterior triangulação dessas informações com os dados quantitativos obtidos através do processamento das respostas dos estudantes em um questionário semi-estruturado. O resultado dessa análise proporcionou a definição de três categorias: lugar dos sujeitos da aprendizagem, relação teoria-prática e práticas avaliativas. A partir da análise dessas categorias foi observado que os docentes não se veem como sujeitos corresponsáveis pelo planejamento de atividades e outras atribuições previstas pelo currículo, assim como mantém suas práticas escolares de acordo com as representações sociais previstas pela metodologia tradicional, ou seja, nem eles, nem os estudantes trabalham com a problematização, sendo nítida também a ausência de um projeto institucional de avaliação. Ao expor um panorama atual sobre as práticas curriculares nesse curso, este estudo propõe a construção de novos caminhos a partir da participação dos sujeitos no planejamento de atividades e da qualificação docente a partir de cursos que usem metodologias ativas compatíveis com as que esses professores devem usar na Escola.
Abstract: This paper examines the development of key activities that reflect the perspective of teachers and students about the integrated curriculum adopted by the ETESB’s nursing technical course, using bibliographical and documentary research and qualitative and quantitative approaches as well, correlating historical and institutional context with concepts related to curriculum theories and education of professional technical level in Brazil. Predominantly qualitative in nature, this research works with content analysis of interviews with teachers and posterior triangulation of this information with quantitative data obtained by processing the responses of students in a semi-structured questionnaire. The result of this analysis provided the definition of three categories: place of the subjects of the learning, the link between theory and practice and evaluation practices. From the analysis of these categories was observed that teachers do not see themselves as individuals who share responsibility for planning activities and other duties provided by the curriculum, as well as keeping their school practices in accordance with the social representations provided by the traditional method, which means neither they nor students work with the problematization, being clear also the absence of an institutional project of evaluation. By exposing an overview of current curriculum practices in this course, this study proposes the construction of new pathways starting from the subjects's participation in the planning of activities and also the teaching qualification through the building of courses that use active methods compatible with those that teachers must apply in the School.
Palavras-chave: Educação profissional
Enfermagem
Currículo integrado
Docente
Idioma: por
País: Brasil
Citação: CAMILO, Luciano de Paula. O processo de implementação do Currículo Integrado em uma escola técnica de saúde à luz das representações docentes e da avaliação discente. Dissertação [Mestrado em Educação para Profissões de Saúde] – School of Health Professions Education, Maastricht University. Brasília, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/18
Data do documento: 6-Mar-2013
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