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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação em saúde sobre subtipo do Influenzavirus A: utilizando o Arco de Maguerez
Título(s) alternativo(s): Health education on subtype of Influenzavirus A: using the Maguerez’s Arch
Autor(es): Moreira, Ezequiel Gomes das Neve
Pinho, Isla Vitória Oliveira Sousa de
Silva, José Carlos Pacheco da
Silva, Karoline Souza
Aguiar, Lígia Maria Carlos
Corá, Luiza Steffani de Paiva
Santos, Sarah Alves Andrade
Resumo: Introdução:Influenza é uma doença que se dissemina rápido e afeta in-divíduos de todas as faixas etárias. Objetivo: Relatar a experiência na aplicação do Arco de Charles Maguerez por estudantes de enfermagem na atenção à saúde da criança e seu acompanhante. Método: A atividade foi aplicada em um hospital público do Distrito Federal, utilizando as cinco etapas do Método do Arco de Charles Maguerez- proposto e aplicado por Berbel- e partiu da observação par-ticipante, na qual identificaram pontos relevantes ao contexto de saúde e convivência na unidade pediátrica, precipuamente a ausência de prática de medidas profiláticas adequadas para impedir a disseminação do vírus Influenza. A atividade ocorreu entre abril e junho de 2018. Resultado: Realizado o levantamento dos possíveis fatores associados ao problema: sazonalidade do vírus Influenza e consequências da ausência do tratamento adequado; e os possíveis determinantes maiores do problema: a Influenza e a manifestação do H1N1. Realizada a teorização dos pontos observados em literatura científica, tais como em manuais, livro técnico e artigos científicos. Dessa maneira se pensou na realização de educação em saúde com exposição dialogada, na qual o grupo abrangeu crianças, acompanhantes e profissionais, a partir da ferramenta lúdica da identificação dos 7 erros. Considerações finais: com a ação educativa, o Arco foi identificado como uma estratégia rica para desenvolver o ensino e aprendizagem dos estudantes; bem como para efetivar o conhecimento do público no que tange, sobretudo, às medidas de prevenção do vírus Influenza.
Abstract: Introduction:Influenza is a disease that spreads rapidly and affects individuals of all age ranges. Objective: to report the experience in the application of the Charles Maguerez arch by nursing students in the health care of the child and his companion. Method: the activity was applied in a public hospital of the federal district, using the five steps of the Charles Maguerez arch method - pro-posed and applied by Berbel - and started from participant observation, in which relevant points to the health context and coexistence in the pediatric unity were identified, precipitously the absence of adequate prophylactic measures to prevent the spread of the Influenza virus. The activity occurred between april and june 2018. Result: carried out the survey of the possible factors associated with the problem: seasonality of the Influenza virus and consequences from the lack of adequate treatment; and the possible major determinants of the problem: Influenza and the manifestation of H1N1. The theorizing of points observed in scientific literature, such as in manuals, technical books and scientific articles, was carried out. Therefore, the realization of health education with dialogued exposition was thought, in which the group covered children, companions and professionals, from the playful tool of the 7 errors identification. Final considerations: with the educational action, the arch was identified as a rich strategy to develop students' teaching and learning; as well as to make the public aware of the measures taken to prevent the Influenza virus.
Palavras-chave: Saúde da criança
Cuidado de enfermagem
Educação em enfermagem
Atenção primária à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE DOENCAS CONTAGIOSAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: FEPECS
Citação: MOREIRA, E. G. N. et al. Educação em saúde sobre subtipo do Influenzavirus A: utilizando o Arco de Maguerez. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 30, n. 01, 2020. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/357. Acesso em: 5 jan. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/161
Data do documento: 30-Out-2019
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